Agência Nacional de Vigilância Sanitária faz apreensão urgente em 3 estabelecimentos
A Anvisa precisou agir rápido e fazer a interdição em 3 estabelecimentos por conta da falta de higiene em alimentos, encontrando carne e peixe completamente apodrecidos.
Para quem ainda não sabe, a Anvisa é a responsável por fazer as leis e ordens sobre a vigilância dos estabelecimentos no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, quem faz a apreensão, interdição e vai efetivamente a campo é a vigilância sanitária, seguindo sempre as fiscalizações propostas pela Anvisa.
Hoje nós vamos falar sobre 3 estabelecimentos famosos entre os clientes, que sofreram ao descobrir a quantidade de peixe e carne que fora para o lixo pois estavam apodrecidas.
QUAIS ESTABELECIMENTOS A ANVISA FECHOU?
De acordo com informações do portal da cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, a Anvisa e a Vigilância Sanitária realizou apreensões de produtos vencidos em três estabelecimentos comerciais da cidade, entre os dias 08 e 13 de fevereiro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os comércios foram alvos de denúncias por parte da população. Além da apreensão e inutilização das mercadorias, os comerciantes foram autuados pela equipe de Fiscalização, com prazo de 10 dias para defesa. A multa para esse tipo de infração pode chegar até R$ 6,4 mil.
A primeira apreensão foi realizada dia 08 de fevereiro de 2023 em um estabelecimento localizado na zona norte da cidade, onde foram encontrados 15,5 quilos de carnes com o prazo de validade vencido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de esperar os 60: Aposentadoria especial do INSS é garantida a trabalhadores aos 58 em 2 passos
● Canetada de Eduardo Paes: Nova lei em vigor no RJ traz proibição que atinge em cheio shoppings cariocas
● Queridinho da Volkswagen e +2 por menos de R$50 mil: 3 carros populares pra você comprar em 2025
Na sexta-feira (10), os fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam mais 12 quilos de peixes vencidos em um mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apreensão mais recente aconteceu na segunda-feira (13/02), também em um mercado, onde foram encontrados 39,7 quilos de carne fora do prazo de validade.
O consumidor deve ficar atento às datas de validade dos alimentos. De acordo com o artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, a exposição à venda de produtos vencidos é considerada um crime grave.
As denúncias de estabelecimentos que estão comercializando produtos que ofereçam riscos à saúde das pessoas, podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária por meio do WhatsApp da Prefeitura: (19) 99773-4701.