Silvio Santos é dono do SBT, mas já possuiu outras emissoras gigantes na TV aberta, como a própria Record, no passado
Silvio Santos é um dos maiores empresários e apresentadores de TV da atualidade, mas muita gente pode não conhecer parte de sua história. O veterano já foi dono de grande parcela da Record no passado e promoveu uma reviravolta na concorrência com a criação do SBT.
Grande nome da televisão, inclusive da Globo, Silvio Santos comprou 50% da Record de Paulo Machado de Carvalho, fundador da emissora, nos anos 1970. O artista tinha grande poder em termos de programação e levou seu programa para o canal da Barra Funda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Homem do Baú salvou operações da Record, que na época havia desmanchado a sociedade das Emissoras Unidas, formada com a TV Rio – que na ocasião comprou as produções da TV Tupo, principal rival da emissora carioca. Paulo Machado concordou em dividir a operação do canal com o empresário.
CRIAÇÃO DO SBT
Com o passar dos anos, Silvio Santos continuou comprando emissoras e investindo em outras empresas, como a criação da TV Corcovado e da TVS. Em 1981, entretanto, o artista criou o Sistema Brasileiro de Comunicação (SBT) e não conseguiu mais dar atenção para as duas emissoras ao mesmo tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O empresário deixou de exibir seu tradicional programa na Record em 1987 e deixou de injetar de 70% a 80% de sua participação no canal em São Paulo. No Rio, tirou todo o comando de Machado de Carvalho. Com uma crise ferrenha e à beira da falência, a emissora foi vendida a Edir Macedo, no fim dos anos 1980.
COMO É A RELAÇÃO DE SILVIO SANTOS E A RECORD?
Silvio Santos e a Record possuem uma boa relação até os dias de hoje. Vários artistas da concorrência costumam participar de homenagens e especiais, como o dia em que Eliana foi ao “Domingo Espetacular”, agora em 2023. Existiram, porém, conflitos por troca de profissionais, como a briga envolvendo Ratinho no fim dos anos 90.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE