Anvisa proibiu bebida consumida por muitos brasileiros que é considerada uma forte concorrente da Coca-Cola
E no ano de 2017, mais precisamente no dia 08 de março, A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição de fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes do energético D Dopamina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive ela é considerada uma forte concorrente da Coca-Cola, uma vez que a poderosa americana possui em seu portfólio os energéticos Monster e Burn Energy Drink.
Essa medida proibitiva que a Dopamina sofreu foi publicada, na época, no DOU (Diário Oficial da União).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Veja, a Anvisa justificou a ação como uma “medida de interesse sanitário”, sem especificar exatamente a razão por trás disso.
É mas não é …
Dentre as normas listadas na publicação, a Anvisa citou uma série de regulações sobre a restrição do nome de um produto indicar uma propriedade que ele não tem, e sobre níveis seguros do consumo de substâncias presentes em energéticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas a dopamina é um neurotransmissor produzido pelo corpo e associado à sensação de bem-estar. A bebida energética de mesmo nome, contudo, indica em seu site que é feita das substâncias taurina, cafeína e tirosina.
Ainda de acordo com o que foi publicado pela Veja, a Cervejaria Imperial Cidade de Petrópolis, que é responsável pela marca, disse por meio de nota que recebeu a notícia da suspensão “com perplexidade”, alegando que não teve acesso ao processo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso a mesma afirmou que obteve a informação de que, na verdade, a suspensão seria decorrente da presença do aminoácido tirosina*, que se não for manipulado corretamente, durante a produção, pode apresentar riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Precursor de neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina, síntese de melanina, participa da produção de hormônios da tireoide.
Ademais, a empresa afirmou com precisão que a substância é segura e altamente disseminada no país:
“A empresa tem convicção que o produto que ela fabrica e comercializa não traz risco à saúde e demonstrará à Anvisa nos próximos dias que a D Dopamina Mindful Drink pode ser consumida sem restrições”
A bebida voltou a ser vendida?
No ano de 2022, uma outra proibição, também determinada pela Anvisa, afetou a marca D Dopamina, porém referente a sua linha ” Mindful Drink 250ml”.
De acordo com o que foi publicado pelo DOU (Diário Oficial da União), a medida foi motivada pelo fato da bebida conter tirosina, sendo necessário uma avaliação sanitária na época.
Porém, ao pesquisar nos principais sites de venda de bebidas, inclusive alguns supermercados, a bebida é facilmente encontrada para venda. Levando a crer que a situação da mesma foi devidamente regularizada.