Atenção!

À beira da falência e respirando por aparelhos: Triste situação de milhares de empresas é revelada nesta terça

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

À beira da falência: Triste situação de milhares de empresas (Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Triste situação de milhares de empresas é revelada nesta terça-feira (29)

Alguns cidadãos já devem ter percebido a atual e triste situação de milhares de empresas que se encontram em estados críticos, com dívidas enormes, encerramento de atividades ou até mesmo à beira da falência, isso se dá diante de um cenário com alto patamar de juros.

Portanto, de acordo com os dados do Monitor RGF de Recuperação Judicial, desenvolvido pela consultoria RGF & Associados, a cada mil empresas em atividade no Brasil, duas finalizaram o primeiro semestre de 2023 em recuperação judicial. Inclusive, a maior parte dos processos estão concentradas nos estados de Alagoas, Maranhão, Paraná e São Paulo. O setor com maior quantidade de ações é o da cana-de-açúcar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A área de produção de cana-de-açúcar é a que possui maior quantidade de companhias incluídas na somatória de processos no país. A cada mil empresas do setor, 38,6 atravessam processos na justiça.

Além disso, construção de rodovias e ferrovias, fabricação de calçados de couro, transporte coletivo e cultivo de soja, também são produções de destaque em processos. A cada mil empresas, 1,8 estão com solicitações em andamento.

O sócio da RGF, Rodrigo Gallegos, explica ao Valor Econômico que o levantamento leva em consideração apenas o semestre, assim, não há separação por mês. Ele também detalha que o estudo ainda não indica o período em que as empresas realizaram os pedidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sócia do Bichara Advogados, Samantha Longo, destaca também ao Valor Econômico que a alta na taxa de juros foi um dos principais fatores que prejudicaram as finanças das empresas, já que durante a pandemia de Covid-19, a Selic estava a 2%, o que atraiu as companhias a realizarem diversas operações com crédito. No entanto, em 2023, a taxa atingiu a marca de 13,75%.

Desse modo, os empresários não estão arcando com os pagamentos, aumentando os índices de inadimplência no país. Os pedidos de recuperação devem retornar aos patamares anteriores à pandemia, ao final deste ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quantas empresas estão em recuperação judicial no país?

De acordo com o levantamento dos dados do Monitor RGF de Recuperação Judicial, o país possui 3.823 empresas em situação de recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Famosa empresa, conhecida por muitos, teve fim trágico. Foto: Reprodução/Internet

O Supermercado Gonçalves encerrou as atividades com dívidas de R$ 200 milhões (Foto: Reprodução / G1)

Falência e desespero: Famosa cervejaria, tradicional há anos, tenta reverter FIM e tem desfecho oficial (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile