Azul, uma das nossas principais companhias aéreas, concluiu a compra de uma gigante dos transportes para aniquilar a concorrência como sua rival direta, a Latam
Em janeiro de 2020, a companhia aérea Azul, uma das maiores do setor, anunciou a compra de uma grande empresa do ramo de transportes e com isso acabou amedrontando a concorrência, inclusive uma de suas maiores, a Latam.
Estamos falando da TwoFlex, companhia cuja sede se localizava em Jundiaí, interior de SP, fundada ainda no ano de 2013. De acordo com o portal Wiki, o foco da Two estava em serviços de táxis aéreos, além de agenciamento de carga e aluguel de aeronaves.
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Segundo o portal Valor, o valor total da transação anunciado foi de R$ 123 milhões e a compra já havia sido aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 27 de março.
Por dentro da transação
Em uma nota emitida na época à imprensa, a Azul disse que o pagamento seria realizado em 30 parcelas mensais. Na época, a Two Flex operava em 39 destinos no Brasil e, dentre esses, somente três eram atendidos pela Azul.
A companhia, que também realiza transporte de cargas, conta com 17 aeronaves com capacidade de nove passageiros cada.
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A Two Flex também possuía 14 slots na pista auxiliar do aeroporto de Congonhas, cuja qual despertou um grande interesse para a Azul.
Isso sem falar na frota de 17 aeronaves Cessna Caravan e um turboélice regional com capacidade para nove passageiros, que posteriormente seria usada pela Azul para ampliar a oferta de voos regionais.
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O presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, em entrevista concedida a Reuters, afirmou que tentaria convencer a ANAC a autorizar o uso de aeronaves ATR da companhia, com capacidade para até 70 passageiros, nos slots da TwoFlex, que na época eram operados com o modelo Cessna, para até 9 passageiros:
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“Vai ser para nós uma forma de prospectar o potencial de crescimento desses novos destinos” – Disse Rodgerson na época.
Mais destinos
De acordo com informações da AeroIn, a TwoFlex também operava destinos de:
- Monte Dourado;
- Almeirim;
- Porto de Moz;
- Breves;
- Maués;
- Parintins;
- Amazonas.
Já no Centro-Oeste, a TwoFlex atendia:
- Cuiabá;
- Água Boa;
- São Félix do Araguaia;
- Tangará da Serra e Juína.
Na época, Rodgerson afirmou que a transação ajudaria a Azul a fortalecer o negócio de transporte de cargas, unidade que mais cresce na empresa: “Há algumas aeronaves da TwoFlex que são 100% alugadas para transporte de cargas e isso vai nos ajudar nesse segmento”
Comunicado da TwoFlex:
Logo após a conclusão dos termos da aquisição da Azul, um comunicado interno da TwoFlex a seus colaboradores revelou, em forma de despedida, que a companhia ganharia um novo nome ao ser incorporada pela atual detentora, se chamando de Azul Conecta:
Veja abaixo o comunicado na íntegra:
“PREZADOS COLABORADORES,
É COM IMENSA SATISFAÇÃO QUE COMUNICAMOS A CONCLUSÃO, NA DATA DE ONTEM, DA TRANSFERÊNNCIA DE CONTROLA DA TWOFLEX PARA A AZUL LINHAS AÉREAS S.A. COMO VOCÊS SABEM, A AZUL VEM LIDERANDO O DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO SUB-REGIONAL E REGIONAL NO BRASIL NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, ATENDENDO A VÁRIOS DESTINOS DOMÉSTICOS E TRAZENDO NOVOS SERVIÇOS PARA MAIS DE 50 LOCALIDADES.
TWOFLEX DESEMPENHARÁ UM PAPEL DE DESTAQUE, PERMITINDO QUE A AZUL CHEGUE A COMUNIDADES MENORES, QUE HOJE NÃO CONTAM COM O SERVIÇO AÉREO. DESTACAMOS QUE A CONCLUSÃO DESSA ETAPA É REFLEXO DO TRABALHO E DEDICAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS.
COM O ESFORÇO DE TODOS, A TWOFLEX, QUE A PARTIR DE AGORA PASSARÁ A SE CHAMAR “AZUL CONECTA”, SE TORNOU A MELHOR OPERADORA DE AERONAVES ATÉ MÉDIO PORTE NO BRASIL.
NÓS TEMOS MUITO ORGULHO DO QUE CONSTRUÍMOS JUNTOS E TEMOS A CERTEZA DE QUE O FUTURO DA AZUL CONECTA, SOB O CONTROLE DA AZUL, SERÁ AINDA MAIS BRILHANTE E COM MELHORES OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO PARA TODOS.
NÓS DEIXAMOS O DIA A DIA DA TWOFLEX COM O CORAÇÃO APERTADO, MAS A CERTEZA DE QUE ESTAMOS APENAS NOS PRIMEIROS CAPÍTULOS DA UMA HISTÓRIA QUE JÁ É E CONTINUARÁ SENDO DE GRANDE SUCESSO.
MAS ESTAMOS CERTOS DE QUE O ENGENHEIRO FLÁVIO COSTA, QUE SERÁ O DIRETOR-PRESIDENTE, FARÁ COM QUE ESTE TIME ATINJA OBJETIVOS MUITO MAIORES DO QUE AQUELES QUE NOS TROUXE ATÉ AQUI. FOI UM PRAZER TRABALHAR COM CADA UM DE VOCÊS. NOSSO SINCERO AGRADECIMENTO E RESPEITO PELO QUE CONQUISTAMOS JUNTOS.
EM NOME DOS SÓCIOS, RUI AQUINO, ENGENHEIRO FALCO, ANDERSON DAVO E BRENO JORGE, FICA O NOSSO MUITO OBRIGADO PELOS ANOS QUE CONVIVEMOS JUNTOS!
O NOSSO, ATÉ BREVE!!!
Fatos curiosos:
Segundo a AeroIn, em meio a essa integração com a Azul, os passageiros mais assíduos da antiga companhia aérea, olhavam com curiosidade os uniformes dos funcionários que passaram a trajar um uniforme padrão na cor azul.
No entanto, todo esse esforço para que a equipe se sentisse em casa resultou em uma situação ainda mais inusitada.
Desde que houve a consolidação das operações, os voos da TwoFlex passaram a operar utilizando o indicativo de chamada (callsign) Azul Conecta + número do respectivo voo, seguindo instruções da companhia.
No entanto, um audio captado durante uma conversa dos pilotos do voo Azul Conecta 5620 com controladores de Fortaleza, a informação não teria chego como deveria aos controladores de voo.
Em certo momento, o controlador disse: “Você estava chamando Azul e eu procurando Azul, Azul…”.
Isso porque o controlador estranhou o fato da aeronave chamar como “Azul Conecta 5620” e não “Two Flex 5620“, como era antes. Ele argumentou ainda, em meio ao audio, que nenhuma instrução de mudança de callsign foi repassada para o órgão de controle, e solicita que a piloto mantenha o callsign TwoFlex.
O piloto, por sua vez, explica a situação, que é compreendida pelo controlador, enquanto ele é alertado de que outros pilotos podem chamá-lo na frequência utilizando o callsign “Azul Conecta“.
Em setembro de 2022, a ANAC emitiu a portaria 2.371/SPO, publicada no Diário Oficial da União, em que alterou o nome comercial da empresa de TWO FLEX para AZUL CONECTA.
De qualquer maneira, a ANAC e o DECEA orientaram que toda e qualquer confusão de callsign fosse reportada através de um relatório.
Como ficou a Azul após a compra da TwoFlex?
Após essa aquisição, a companhia se destacou ainda mais no mercado brasileiro por investir em uma operação regional, explorando especialmente pequenas cidades do interior do país.
De acordo com a Época Negócios, a nova investida da Azul no interior, após a compra da TwoFlex, conseguiu fazer com que ela explorasse o chamado sub-regional, localidades com pequena demanda, mas com potencial de crescimento e que ajudam a abastecer rotas regionais e domésticas.
A operação com o Caravan ainda permitiu criar uma cultura do transporte aéreo, favorecendo o fomento de demanda para aeronaves maiores, como os ATR72.
“Essa ampla malha comprova o nosso objetivo de estar presentes em todos os cantos do Brasil nesses últimos 13 anos e vamos continuar essa expansão para ainda mais cidades brasileiras” – Comentou John Rodgerson, presidente da Azul.