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R$123 milhões: A compra colossal da Azul de gigante dos transportes para aniquilar a Latam

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Azul comprou gigante dos transportes para aniquilar concorrência como a Latam (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

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Azul, uma das nossas principais companhias aéreas, concluiu a compra de uma gigante dos transportes para aniquilar a concorrência como sua rival direta, a Latam

Em janeiro de 2020, a companhia aérea Azul, uma das maiores do setor, anunciou a compra de uma grande empresa do ramo de transportes e com isso acabou amedrontando a concorrência, inclusive uma de suas maiores, a Latam.

Estamos falando da TwoFlex, companhia cuja sede se localizava em Jundiaí, interior de SP, fundada ainda no ano de 2013. De acordo com o portal Wiki, o foco da Two estava em serviços de táxis aéreos, além de agenciamento de carga e aluguel de aeronaves.

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Segundo o portal Valor, o valor total da transação anunciado foi de R$ 123 milhões e a compra já havia sido aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 27 de março.

Por dentro da transação

Em uma nota emitida na época à imprensa, a Azul disse que o pagamento seria realizado em 30 parcelas mensais. Na época, a Two Flex operava em 39 destinos no Brasil e, dentre esses, somente três eram atendidos pela Azul.

A companhia, que também realiza transporte de cargas, conta com 17 aeronaves com capacidade de nove passageiros cada.

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A Two Flex também possuía 14 slots na pista auxiliar do aeroporto de Congonhas, cuja qual despertou um grande interesse para a Azul.

Isso sem falar na frota de 17 aeronaves Cessna Caravan e um turboélice regional com capacidade para nove passageiros, que posteriormente seria usada pela Azul para ampliar a oferta de voos regionais.

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O presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, em entrevista concedida a Reuters, afirmou que tentaria convencer a ANAC a autorizar o uso de aeronaves ATR da companhia, com capacidade para até 70 passageiros, nos slots da TwoFlex, que na época eram operados com o modelo Cessna, para até 9 passageiros:

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“Vai ser para nós uma forma de prospectar o potencial de crescimento desses novos destinos” – Disse Rodgerson na época.

Mais destinos

De acordo com informações da AeroIn, a TwoFlex também operava destinos de:

Já no Centro-Oeste, a TwoFlex atendia:

Na época, Rodgerson afirmou que a transação ajudaria a Azul a fortalecer o negócio de transporte de cargas, unidade que mais cresce na empresa: “Há algumas aeronaves da TwoFlex que são 100% alugadas para transporte de cargas e isso vai nos ajudar nesse segmento”

Comunicado da TwoFlex:

Logo após a conclusão dos termos da aquisição da Azul, um comunicado interno da TwoFlex a seus colaboradores revelou, em forma de despedida, que a companhia ganharia um novo nome ao ser incorporada pela atual detentora, se chamando de Azul Conecta:

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

PREZADOS COLABORADORES,

É COM IMENSA SATISFAÇÃO QUE COMUNICAMOS A CONCLUSÃO, NA DATA DE ONTEM, DA TRANSFERÊNNCIA DE CONTROLA DA TWOFLEX PARA A AZUL LINHAS AÉREAS S.A. COMO VOCÊS SABEM, A AZUL VEM LIDERANDO O DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO SUB-REGIONAL E REGIONAL NO BRASIL NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, ATENDENDO A VÁRIOS DESTINOS DOMÉSTICOS E TRAZENDO NOVOS SERVIÇOS PARA MAIS DE 50 LOCALIDADES.

 TWOFLEX DESEMPENHARÁ UM PAPEL DE DESTAQUE, PERMITINDO QUE A AZUL CHEGUE A COMUNIDADES MENORES, QUE HOJE NÃO CONTAM COM O SERVIÇO AÉREO. DESTACAMOS QUE A CONCLUSÃO DESSA ETAPA É REFLEXO DO TRABALHO E DEDICAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS.

COM O ESFORÇO DE TODOS, A TWOFLEX, QUE A PARTIR DE AGORA PASSARÁ A SE CHAMAR “AZUL CONECTA”, SE TORNOU A MELHOR OPERADORA DE AERONAVES ATÉ MÉDIO PORTE NO BRASIL.

NÓS TEMOS MUITO ORGULHO DO QUE CONSTRUÍMOS JUNTOS E TEMOS A CERTEZA DE QUE O FUTURO DA AZUL CONECTA, SOB O CONTROLE DA AZUL, SERÁ AINDA MAIS BRILHANTE E COM MELHORES OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO PARA TODOS.

NÓS DEIXAMOS O DIA A DIA DA TWOFLEX COM O CORAÇÃO APERTADO, MAS A CERTEZA DE QUE ESTAMOS APENAS NOS PRIMEIROS CAPÍTULOS DA UMA HISTÓRIA QUE JÁ É E CONTINUARÁ SENDO DE GRANDE SUCESSO.

MAS ESTAMOS CERTOS DE QUE O ENGENHEIRO FLÁVIO COSTA, QUE SERÁ O DIRETOR-PRESIDENTE, FARÁ COM QUE ESTE TIME ATINJA OBJETIVOS MUITO MAIORES DO QUE AQUELES QUE NOS TROUXE ATÉ AQUI. FOI UM PRAZER TRABALHAR COM CADA UM DE VOCÊS. NOSSO SINCERO AGRADECIMENTO E RESPEITO PELO QUE CONQUISTAMOS JUNTOS.

EM NOME DOS SÓCIOS, RUI AQUINO, ENGENHEIRO FALCO, ANDERSON DAVO E BRENO JORGE, FICA O NOSSO MUITO OBRIGADO PELOS ANOS QUE CONVIVEMOS JUNTOS!

O NOSSO, ATÉ BREVE!!!

Fatos curiosos:

Segundo a AeroIn, em meio a essa integração com a Azul, os passageiros mais assíduos da antiga companhia aérea, olhavam com curiosidade os uniformes dos funcionários que passaram a trajar um uniforme padrão na cor azul.

No entanto, todo esse esforço para que a equipe se sentisse em casa resultou em uma situação ainda mais inusitada.

Desde que houve a consolidação das operações, os voos da TwoFlex passaram a operar utilizando o indicativo de chamada (callsign) Azul Conecta + número do respectivo voo, seguindo instruções da companhia.

No entanto, um audio captado durante uma conversa dos pilotos do voo Azul Conecta 5620 com controladores de Fortaleza, a informação não teria chego como deveria aos controladores de voo.

Em certo momento, o controlador disse: “Você estava chamando Azul e eu procurando Azul, Azul…”.

Isso porque o controlador estranhou o fato da aeronave chamar comoAzul Conecta 5620 e não Two Flex 5620, como era antes. Ele argumentou ainda, em meio ao audio, que nenhuma instrução de mudança de callsign foi repassada para o órgão de controle, e solicita que a piloto mantenha o callsign TwoFlex.

O piloto, por sua vez, explica a situação, que é compreendida pelo controlador, enquanto ele é alertado de que outros pilotos podem chamá-lo na frequência utilizando o callsignAzul Conecta.

Em setembro de 2022, a ANAC emitiu a portaria 2.371/SPO, publicada no Diário Oficial da União, em que alterou o nome comercial da empresa de TWO FLEX para AZUL CONECTA.

De qualquer maneira, a ANAC e o DECEA orientaram que toda e qualquer confusão de callsign fosse reportada através de um relatório.

Como ficou a Azul após a compra da TwoFlex?

Após essa aquisição, a companhia se destacou ainda mais no mercado brasileiro por investir em uma operação regional, explorando especialmente pequenas cidades do interior do país.

De acordo com a Época Negócios, a nova investida da Azul no interior, após a compra da TwoFlex, conseguiu fazer com que ela explorasse o chamado sub-regional, localidades com pequena demanda, mas com potencial de crescimento e que ajudam a abastecer rotas regionais e domésticas.

A operação com o Caravan ainda permitiu criar uma cultura do transporte aéreo, favorecendo o fomento de demanda para aeronaves maiores, como os ATR72.

“Essa ampla malha comprova o nosso objetivo de estar presentes em todos os cantos do Brasil nesses últimos 13 anos e vamos continuar essa expansão para ainda mais cidades brasileiras” – Comentou John Rodgerson, presidente da Azul.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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