COMO ASSIM?!
Descanse em paz: A compra da Casas Bahia de varejista tradicional em falência
20/05/2024 às 6h40
Varejista tradicional acabou tendo sua falência decretada e passou para as mãos de uma de suas maiores rivais, a Casas Bahia
Você pode não lembrar, mas nos anos 2000, uma grande e tradicional varejista acabou tendo sua falência decretada pela Justiça, após se enterrar em dívidas milionárias e enfrentar uma crise devastadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação foi tão cruel, que em meio a esse processo, ela acabou sendo comprada por uma de suas mais fortes rivais na época, a Casas Bahia, cuja qual é vista até hoje como um dos nomes mais relevantes do setor.
Estamos falando da icônica Ultralar, rede de eletrodomésticos e itens para o lar, fundada ainda no ano de 1956 por Ernesto Igel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A princípio ela nasceu com a intenção da Ultragaz de popularizar o fogão, até então raro no país, para impulsionar o negocio principal que era o abastecimento de botijão de gás.
E dessa ideia acabou fazendo dela uma das pioneiras no setor de grandes magazines.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impulso
Conforme dito acima, a rede surgiu de uma ideia da Ultragaz, que ainda em 1938, deixaria de ser uma empresa regional para atuar em todo o país com abastecimento de gás de cozinha.
Tal feito foi reconhecido como um grande marco pra rede.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
Como o numero de fogões a gás era muito pequeno, Ernesto Igel também começou a produzir e comercializa-los através de lojas próprias que posteriormente se tornaram as Lojas Ultralar.
De acordo com informações obtidas no portal Varejo em Dia, a loja se fortaleceu ainda mais ao lançar o slogan: “Na Ultralar dá pé”, que ficou marcado na mente de muitos dos seus consumidores.
Fora isso, em 1965, a empresa chegou a patrocinar na Tv Tupi, o telejornal Ultra Notícias, que aliás foi substituído pelo Jornal Nacional, jornalístico o horário nobre da Globo.
A Ultralar também fez parte do Ibovespa, entre Setembro dos anos 70 e Setembro de 73, tendo suas ações negociadas na Bolsa de Valores (B3).
Chegando no ramo de hipermercados
No ano de 1974 ela passou a seguir o mesmo caminho das grandes lojas da época como Pão de Açúcar (Jumbo) e Eletroradiobraz (Baleia) e abriu o seu primeiro hipermercado o Ultracenter Ultralar, localizado na Marginal Pinheiros, em São Paulo .
Ele foi vendido um ano mais tarde ao grupo francês, Carrefour, que desembarcava no Brasil atraído pelo grande mercado consumidor potencial e a baixa concorrência entre as empresas nacionais do setor, principalmente entre os mercados paulistas e cariocas.
Desmanchando …
No inicio da década de 90, o Grupo Ultra iniciou o processo de desinvestimento de unidades fora do negócio principal, distribuição de gás e petroquímica, o que que incluiu:
- Lojas Ultralar: com 44 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul que foram vendidas ao Grupo Susa Vendex ( fusão entre Victor Malzoni com o holandês Vendex), que também controlava as lojas Sandiz e a Sears.
Foi nessa mesma época que se iniciou um programa para a modernização da Ultralar e passou a se chamar de Ultralar & Lazer incorporando algumas lojas da Sears no estado do no Rio de Janeiro.
Ainda na mesma época, foi desfeita a associação entre o Grupo Malzoni e o Grupo Vendex.
Fora isso, algumas empresas foram fechadas como Sears e Dillard’s e outras vendidas como a Drogasil e Ultralar & Lazer.
Falência e com dívidas até o pescoço
Conforme mencionado logo no inicio desse texto, nos anos 2000, com 17 lojas, a empresa já sentia diretamente o reflexo das mudanças do mercado e começou a sofrer com sérias dificuldades financeiras.
De acordo com o portal Diário do Grande ABC, a falência da Ultralar foi decretada no dia 08 de maio de 2000, pelo juiz em exercício da 6ª Vara de Falências e Concordatas do Rio de Janeiro, Marcel Laguna Duque Estrada.
Para concluir o processo de falência, a Justiça atendeu ao requerimento de um dos fornecedores da Ultralar, a paulista Anis Razuk Indústria e Comércio Ltda, de produtos de cama e mesa, que entrou na Justiça em 25 de outubro do ano de 1999.
A requerente pediu pelo fechamento da empresa por não ter honrado com a dívida de R$ 148,2 mil.
Quando que a Ultralar foi vendida à Casas Bahia?
Pouco tempo antes, para evitar uma catástrofe ainda maior, a Ultralar chegou a entrar em negociação com o Ponto Frio (Atualmente chamado apenas de Ponto) e Casas Bahia, afim de vende-la, mas isso nunca se concretizou.
Porém, em meio a situação de falência e sem saída, a Ultralar acabou sendo vendida por completo à Casas Bahia que acabou engolindo TODOS os seus pontos adquiridos, sem maiores questionamentos, no mês de maio de 2000.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.