Banco do Brasil fez uma compra colossal de um banco rival
O Banco do Brasil é uma das maiores instituições do país e tem milhares de clientes. Conforme ranking do Banco Central, ele está entre as cinco maiores agências operando em todo o território nacional.
E além de investir em fazer negócios com os seus clientes, o Banco do Brasil também está ligado no mercado e quando pode, faz questão de comprar grandes concorrentes. E hoje vamos recordar a compra de um super banco pelo BB.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do G1, no dia 20 de novembro de 2008, o Banco do Brasil fechou a compra do Nossa Caixa por R$ 5,38 bilhões. O comunicado foi feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa de Valores de São Paulo. Na época, o valor exorbitante, chamou a atenção do mercado. Quando foi incorporado ao BB, o Nossa Caixa possuía 547 agências e 15 mil funcionários.
Ficou acertado que o pagamento seria feito em dezoito parcelas mensais a partir de março de 2009 no valor, cada uma, de R$ 299,2 milhões. E elas ainda seriam corrigidas pela taxa básica de juros, que na época era de 13,75% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, o BB emitiu um comunicado falando sobre a compra: “O valor da operação foi calculado com base em avaliação econômico-financeira elaborada por consultores contratados pelo Banco do Brasil, a qual levou em consideração, entre outras metodologias, as perspectivas de rentabilidade futura e o fluxo de caixa descontado da Nossa Caixa”.
QUAL O MOTIVO DA COMPRA DO BB NA ÉPOCA?
Conforme informações do site, ContrafCut, naquela época, o BB estava utilizando a estratégia de comprar diversos bancos estaduais para manter sua liderança no setor. Naquela época da compra, o BB era a maior instituição financeira do país e da América Latina. Hoje esse top 1 é do Itaú. E a Nossa Caixa era uma instituição com problemas e a compra dela seria boa para as duas partes. Por fim, a compra ocorreu e foi um dos maiores investimentos da história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE