Tudo sobre a compra da Coca-Cola de refrigerante brasileiro
No ano de 2001, a Coca-Cola decidiu comprar, em uma transação cujo dados ainda são obscuros para o público, uma das suas concorrentes mais emblemáticas da época.
Estamos falando do icônico e cor de rosa, Guaraná Jesus, que chegou a se consagrar como uma das marcas mais fortes em todo o território Maranhense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Istoé Dinheiro, naquela região, o refrigerante mantinha uma participação superior ao da poderosa Coca-Cola, que como todos aqui sabem é consumida nos quatro cantos do mundo. Tal feito acabou sendo visto como algo inédito no Brasil, quiçá no mundo, causando um certo “desespero” na poderosa, a ponto dela “abaixar as calças” e apelar pela compra da mesma por não suportar a concorrência…
Para quem não sabe, a história do Guaraná Jesus começou com o farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que aos 14 anos, no ano de 1905, começou a trabalhar na Farmácia Marques, do Dr. Augusto César Marques.
Nesse estabelecimento ele aprendeu a manipular receitas rapidamente e logo se tornou um farmacêutico exemplar. Quando completou 20 anos de idade, ele comprou a farmácia Galvão e logo começou a fabricar o injetável contra gripe intramuscular “Gomegaya Jesus”, antigripal Jesus, peitoral Jesus e Jesulina (pasta de dente).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o passar do tempo, a marca Jesus começou uma seção de refrigerantes e águas gasosas, iniciando assim as pesquisas de mercado a fim de produzi-los.
Foi assim que nasceu o primeiro produto Guaraná Jesus, cuja qual na época tinha um sabor amargo e leve, o que acabou não agradando o paladar do público na época. Assim, visando criar um refrigerante que agradasse um público maior, Jesus continuou com suas pesquisas e experiências, até que chegou na fórmula da Kola Guaraná Jesus, que agradou rapidamente os consumidores, tanto pelo seu sabor quanto pela coloração.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 28 milhões de garrafas contaminadas: Coca-cola faz comunicado emergencial neste sábado (2)
● Pedaços de metal: Coca-Cola é obrigada a decretar recolhimento de 28M garrafas em país por contaminação
● Sem chances para o rival: Coca-Cola comprou refrigerante brasileiro após não conseguir superar concorrente
Mas ele só começou a ser fabricado e vendido de fato na década de 20. A cor rosa e o sabor adocicado que lembrava vagamente os sabores de cravo e canela, ingredientes muito consumidos no Estado do Maranhão, acabou se popularizando em larga escala.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na década de 60, a família Jesus manteve a fábrica própria até que ela foi comprada pela então Cervejaria Antarctica Paulista. Segundo o portal Wiki, a marca permaneceu na família, mesmo após a venda.
Nesse momento se iniciou uma verdadeira briga judicial entre a empresa e a família que acusava a cervejaria de adulterar e boicotar a venda de seus produtos, que foi resolvido anos mais tarde.
Três anos depois, mais precisamente no ano de 1963, o criador da marca acabou falecendo e o negócio permaneceu nas mãos de sua família até meados da década de 80, quando a marca Guaraná Jesus foi vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes.
Como mencionamos acima, o sucesso do Guaraná Jesus começou a “incomodar” tanto a Coca- Cola, que a mesma não viu outra alternativa a não ser comprar a companhia, fato esse que ocorreu no ano de 2001.
Segundo o que foi divulgado pelo site oficial da Coca-Cola, ela fez uma mudança sutil apenas na identidade visual do produto.
Para isso, a Coca- Cola promoveu uma campanha com três opções de rótulos aonde os maranhenses escolheram seu favorito no ano de 2008. A arte que ganhou foi inspirada nos azulejos coloniais portugueses típicos de São Luís.
Vale destacar que a gigante costuma respeitar os valores das marcas que adquire. Além do Guaraná Jesus, a empresa fez isso com os sucos Del Valle e a peruana Inca Kola.
Atualmente a Coca-Cola é um verdadeiro império dos refrigerantes, e dona de uma grande diversidade de marcas.
A Coca-Cola está presente em quantos países?
A Coca‑Cola é consumida em mais de 200 países em todo o mundo.
94% da população mundial conhece a marca Coca‑Cola, sendo também a segunda marca mais conhecida depois de “Ok”.