Em busca de aniquilar de vez a Bluefit, Smart Fit realiza grande jogada comprando grande rival e aumentando seu número de unidades
A aquisição maciça da Smart Fit de 923 unidades vislumbra uma jogada estratégica para consolidar sua posição no mercado fitness e potencialmente eliminar a concorrência representada pela Bluefit.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com um investimento dessa magnitude, a Smart Fit não apenas fortalece sua presença geográfica, mas também expande sua base de clientes e recursos.
A Smart Fit e a Bluefit são concorrentes diretas no mercado de academias de ginástica do Brasil. ambas oferecem modelos de negócio similares, focando em:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Preços acessíveis: Mensalidades a partir de R$100, tornando academias mais populares.
- Ampla rede de unidades: Ambas as empresas possuem centenas de unidades espalhadas pelo Brasil.
- Modalidade low cost: Estrutura básica, sem frescuras, focando em aparelhos de musculação e cardio.
Contudo, a Smart Fit saiu na frente em busca da supremacia nos mercado e academias.
Acontece que a Smart Fit comprou a rede de academias Just Fit em março de 2021. A aquisição envolveu 27 unidades da Just Fit, todas localizadas no estado de São Paulo. Segundo o site da rede de academia, ao todos, foram 923 unidades adquiridas em toda a América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com disso, as unidades da Just Fit foram gradativamente convertidas para a marca Smart Fit. Os clientes da Just Fit passaram a ter acesso a todas as unidades da Smart.
Futuramente de bilhões
De acordo com o Valor Investe, no último trimestre de 2023, a Smart Fit registrou um lucro líquido de R$ 686,3 milhões, nove vezes maior do que no mesmo período de 2022.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse crescimento foi impulsionado pelos benefícios da alavancagem operacional ao longo de 2023, além de efeitos tributários favoráveis.
As receitas da empresa totalizaram R$ 1,31 bilhão entre outubro e dezembro, marcando um aumento de 33% em comparação com o ano anterior. Esse desempenho foi impulsionado pelo aumento de 18% no número de academias, totalizando 1.438 unidades, e um crescimento de 17% no número de clientes, atingindo 4,45 milhões em um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas academias a Smart Fit tem no Brasil?
A Smart Fit, em dezembro de 2023, possuía mais de 700 academias no Brasil, se consolidando como a maior rede de academias low cost da América Latina.
Para ser mais preciso, o número exato em dezembro de 2023 era de 734 unidades, de acordo com dados da própria empresa.
Vale destacar que rede está em constante expansão, com novas unidades sendo abertas frequentemente. Em 2022, por exemplo, a rede inaugurou 72 novas academias no Brasil.