Magazine Luiza comprou rede gigantesca em setor oposto para aniquilar rivais e nome surpreendeu consumidores
Em meados de setembro de 2020, a Magazine Luiza, carinhosamente chamada de Magalu, anunciou a compra colossal de uma rede gigante do ramo de delivery para aniquilar a concorrência.
Estamos falando da plataforma AiQFome, que assim como o Ifood, realiza entregas via delivery em inúmeras regiões brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Terror da concorrência
Apesar de não seguir os mesmos segmentos, essa compra simbolizou uma forte prova de poder.
Isso porque, com a ampliação de seus serviços para outros ramos, a Magazine Luiza alcançou assim outros nichos, ultrapassando assim rivais como a Casas Bahia.
Mesmo porque, quanto mais ela expande seu nome, mais aumenta a rivalidade em diversos setores entre as varejistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, de acordo com o G1, essa compra possibilitou a Magalu a explorar ainda mais o uso do seu marketplace.
De acordo com o G1, com sede em Maringá (PR), o AiQFome atendia primeiramente 350 cidades com uma plataforma de 2 milhões de clientes e 17 mil restaurantes, movimentando cerca de R$700 milhões de reais por ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos valores de movimentação serem bem altos, o valor da movimentação propriamente dito NÃO FOI REVELADO de forma oficial na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mais curioso, é que apesar de ser uma grande aquisição, o diretor financeiro e de relações com investidores do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, afirmou na época que o valor não foi materialmente relevante.
Além de atender principalmente cidades menores, com população de 15 mil a 300 mil habitantes cada, ao contrário das plataformas tradicionais de delivery, o AiQFome é usado apenas intermediar a encomenda e o pagamento das refeições.
Sendo assim, a entrega fica a cargo dos restaurantes.
Como está o AiQfome agora após a compra do Magazine Luíza?
Segundo o portal Terra, em 2022 o AiQFome já alcançava o número de 820 das 5,5 mil cidades brasileiras e o volume de vendas anualizado (GVM) foi de R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre do de 2021.
Com isso, a plataforma alcançou a segunda colocação no mercado de delivery depois que a Uber decidiu suspender o UberEats no País no começo de 2022*
(Para saber mais sobre o assunto, clique aqui*).
Ainda no ano de 2022, de acordo com o portal Valor, a empresa informou ter mudado o foco de expansão para municípios com até 300 mil habitantes, não mais em cidades acima de 500 mil.
Última Promo:
Depois de fazer uma Black Friday de tirar o fôlego em 2023, em março de 2024 a plataforma lançou outra campanha que deu muito o que falar.
Além de descontos, o aplicativo chamou o Afonso Rodrigues, o “Eco Man”, para ser o porta-voz da ação.
Pra quem não sabe, o imitador português possui o inusitado talento de ecoar as palavras das mais variadas maneiras.
Durante a campanha “Março em Dobro” do AiQfome, os fominhas – como carinhosamente são chamados, contaram com muitos cupons de desconto e interatividade através de um jogo.
Um dos prêmios se resumia a uma viagem a Portugal.
A promo foi do dia 15 a 31 de março, aonde o consumidor ao final de cada pedido se deparava com um quiz no melhor estilo “Show do Milhão” com perguntas geradas por IA.
Foram disponibilizadas até 3 perguntas.
De forma progressiva, o valor do desconto ia dobrando a cada acerto:
- 10% vai para 20%
- 20% para 40%.
Em casos de erros o jogo era encerrado, porém um cupom de 5% de desconto era garantido.
Vale mencionar que o AiQfome agora, além de restaurantes, possuem alguns mercados parceiros também.