Magazine Luiza comprou rede gigantesca em setor oposto para aniquilar rivais e nome surpreendeu consumidores
Em meados de setembro de 2020, a Magazine Luiza, carinhosamente chamada de Magalu, anunciou a compra colossal de uma rede gigante do ramo de delivery para aniquilar a concorrência.
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Estamos falando da plataforma AiQFome, que assim como o Ifood, realiza entregas via delivery em inúmeras regiões brasileiras.
Terror da concorrência
Apesar de não seguir os mesmos segmentos, essa compra simbolizou uma forte prova de poder.
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Isso porque, com a ampliação de seus serviços para outros ramos, a Magazine Luiza alcançou assim outros nichos, ultrapassando assim rivais como a Casas Bahia.
Mesmo porque, quanto mais ela expande seu nome, mais aumenta a rivalidade em diversos setores entre as varejistas.
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Fora isso, de acordo com o G1, essa compra possibilitou a Magalu a explorar ainda mais o uso do seu marketplace.
De acordo com o G1, com sede em Maringá (PR), o AiQFome atendia primeiramente 350 cidades com uma plataforma de 2 milhões de clientes e 17 mil restaurantes, movimentando cerca de R$700 milhões de reais por ano.
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Apesar dos valores de movimentação serem bem altos, o valor da movimentação propriamente dito NÃO FOI REVELADO de forma oficial na época.
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O mais curioso, é que apesar de ser uma grande aquisição, o diretor financeiro e de relações com investidores do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, afirmou na época que o valor não foi materialmente relevante.
Além de atender principalmente cidades menores, com população de 15 mil a 300 mil habitantes cada, ao contrário das plataformas tradicionais de delivery, o AiQFome é usado apenas intermediar a encomenda e o pagamento das refeições.
Sendo assim, a entrega fica a cargo dos restaurantes.
Como está o AiQfome agora após a compra do Magazine Luíza?
Segundo o portal Terra, em 2022 o AiQFome já alcançava o número de 820 das 5,5 mil cidades brasileiras e o volume de vendas anualizado (GVM) foi de R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre do de 2021.
Com isso, a plataforma alcançou a segunda colocação no mercado de delivery depois que a Uber decidiu suspender o UberEats no País no começo de 2022*
(Para saber mais sobre o assunto, clique aqui*).
Ainda no ano de 2022, de acordo com o portal Valor, a empresa informou ter mudado o foco de expansão para municípios com até 300 mil habitantes, não mais em cidades acima de 500 mil.
Última Promo:
Depois de fazer uma Black Friday de tirar o fôlego em 2023, em março de 2024 a plataforma lançou outra campanha que deu muito o que falar.
Além de descontos, o aplicativo chamou o Afonso Rodrigues, o “Eco Man”, para ser o porta-voz da ação.
Pra quem não sabe, o imitador português possui o inusitado talento de ecoar as palavras das mais variadas maneiras.
Durante a campanha “Março em Dobro” do AiQfome, os fominhas – como carinhosamente são chamados, contaram com muitos cupons de desconto e interatividade através de um jogo.
Um dos prêmios se resumia a uma viagem a Portugal.
A promo foi do dia 15 a 31 de março, aonde o consumidor ao final de cada pedido se deparava com um quiz no melhor estilo “Show do Milhão” com perguntas geradas por IA.
Foram disponibilizadas até 3 perguntas.
De forma progressiva, o valor do desconto ia dobrando a cada acerto:
- 10% vai para 20%
- 20% para 40%.
Em casos de erros o jogo era encerrado, porém um cupom de 5% de desconto era garantido.
Vale mencionar que o AiQfome agora, além de restaurantes, possuem alguns mercados parceiros também.