Pague Menos adquiriu uma forte rival do setor e compra foi vista como resposta à fusão da Drogasil e da Droga Raia
E a Pague Menos, conhecida em todo o território nacional pelos seus preços populares em remédios e itens de higiene pessoal, no ano de 2021, estourou os cofres para efetuar a compra colossal de uma importante rival do setor.
Inclusive essa ação pode ter sido vista como uma guerra e resposta “vingativa” à fusão entre a Droga Raia com a Drogasil, ocorrida no ano de 2019, uma vez que suas concorrentes ficaram extremamente fortes após essa transação comercial*
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Estamos falando da Extrafarma, que de acordo com o portal Frissom, custou aos cofres da Pague Menos, uma bagatela de R$ 700 milhões, um valor R$ 100 milhões a mais do que havia sido noticiado no dia 18 de maio de 2021.
Com essa aquisição, a Pague Menos se consolidou como a segunda maior varejista de drogarias no País, mas ainda assim ficou um pouco atrás da Droga Raia, na época.
Mais fortes do que nunca
Ainda de acordo com o portal, essa compra também fez com que as ações da Pague Menos oscilassem, porém fortaleceu um pouco mais com a recepção da notícia.
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A rede também projetou que, com o adicional das 402 lojas distribuídas em 10 estados da Extrafarma, em junção com suas 1.101 unidades, ela conseguiria ser detentora de 23,3% do mercado nordestino de farmácias, 18,9% do Norte e 7,0% do Brasil.
Em uma declaração dada por meio de um documento da rede, em que se anunciava a compra, foi dada a seguinte declaração:
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“A aquisição da Extrafarma é um marco importante na aceleração da estratégia de crescimento da Pague Menos para reforçar a presença da Companhia nas regiões Norte e Nordeste, em uma combinação de ativos com posicionamento de marca, demografia e geografia complementares”
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No ano de 2020, a Extrafarma obteve uma receita bruta de R$2,1 bilhões, com margem bruta de 28% e R$ 84,3 milhões de EBITDA.
Para melhor
Fora isso, de acordo com a rede, a compra contribuiu ainda mais para a melhoria de quatro pontos principais:
- A Receita, com aumento na venda média por loja e de serviços para as clínicas da Pague Menos;
- A margem bruta, pelo nivelamento de condições comerciais e da implementação de uma nova metodologia
- A logística e distribuição, com diminuição no tempo de abastecimento das lojas;
- As despesas indiretas, com a otimização das despesas e compras em maiores escalas.
Segundo nota de Mario Queirós, CEO da Pague Menos, a aquisição ainda fortaleceu a fase de expansão da rede, que de forma acelerada, alcançava o crescimento nas regiões Norte e Nordeste além de expandir seu atendimento.
Aliada aos resultados operacionais positivos que vêm sendo alcançados consistentemente desde 2019 pela Pague Menos, a aquisição reforça a trajetória de crescimento e geração de valor a todos os stakeholders da Companhia, incluindo os consumidores brasileiros”.
Como está a Pague Menos hoje após a aquisição?
Em janeiro de 2023, a Pague Menos já possuía 1,6 milhões de pontos de venda. O objetivo sempre foi reforçar os serviços de saúde. As redes têm 60 serviços diferentes oferecidos, no espaço intitulado “Clinic Farma”, com testes de covid, telemedicina, hemogramas, e muito mais.
No dia 07 de março de 2023, segundo o portal InfoMoney, as ações ordinárias da Pague Menos (PGMN3) fecharam com alta de 3,86%, a R$ 3,50, após a companhia ter divulgado na véspera seu balanço do quarto trimestre de 2022.
Novidades que impactam
Agora em dezembro de 2023, de acordo com o portal Consumidor Moderno, a Pague Menos e a Extrafarma, consideradas ainda a segunda maior rede de varejo farmacêutico do país, anunciaram uma parceria com a Super Troco que visa oferecer uma solução inovadora para os clientes.
Com a intenção de facilitar as transações para aqueles que ainda dependem do papel moeda, elas introduziram uma plataforma especializada em soluções de troco.
A parceria com a Super Troco chega para solucionar a questão do troco no ponto de venda, ao mesmo tempo em que visa expandir suas ações socialmente responsáveis.
Além disso, a solução busca engajar a equipe interna e gerar impacto positivo na sociedade, contribuindo para o bem-estar dos brasileiros. Com a iniciativa, a rede de farmácias irá proporcionar uma experiência de compra ainda mais prática e inclusiva para seus clientes.