Aposentados e pensionistas em alerta máximo: A confirmação do INSS que cai como bomba agora em outubro

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/10/2023 19h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Novos pagamentos são liberados e confirmados para dia 25 (Foto: Divulgação)

INSS revolta com situação de quem precisa do benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é responsável pelos pagamentos a aposentados e pensionistas. E antes de se tornar um assegurado, os solicitantes precisam passar por todo um procedimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E agora, em outubro, quem precisa receber o benefício, vai ficar chocado com essa notícia. Afinal, para se aposentar, todo mundo sabe que demora, e hoje falaremos sobre o tempo na fila.

Mas, a situação revoltando é que geralmente essas pessoas ficam nas filas por até cinco meses. Conforme informações da GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação, isso é o tempo média que uma pessoa leva para ser aceito ou negado pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Hoje em dia, o benefício com maior fila de espera é o auxílio-acidente, que dura cerca de 171 dias para ser concedido. Veja outros que também levam um tempo considerado:

  • Pensão por morte em acidente de trabalho: 169 dias;
  • Auxílio reclusão: 166 dias;
  • Auxílio inclusão à pessoa com deficiência: 102 dias;
  • Aposentadoria por idade: 63 dias.

Querendo acabar com a demora e angústia de quem solicita o benefício, o Supremo Tribunal Federal então determinou que 45 dias seja o prazo máximo de espera por um benefício assistencial. Mas, em caso de necessidade, pode ser prorrogado por 45 dias. Assim, 90 dias é o limite para uma pessoa ter acesso ao resultado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O INSS é um dos principais programa direcionado aos trabalhadores (Reprodução: Internet)

O INSS é um dos principais programa direcionado aos trabalhadores (Reprodução: Internet)

Além disso, conforme exposto pelo IG, no mês de julho, governo criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. Aqui, é previsto o pagamento de bônus para servidores e peritos que fizerem análises e atendimentos extras. Além disso, tem realizado mutirões aos finais de semana em cidades onde a fila é maior.

QUAL O ALERTA URGENTE EMITIDO NO ÚLTIMO DIA 15?

No último (15) de agosto, o INSS emitiu um alerta importantíssimo e preocupante. A situação diz respeito a um incidente que prejudicou muita gente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que os segurados com atendimento nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agendado para esta terça-feira, não foram atendidos pelo fato da unidade estar sem energia. O ocorrido se deu pelo apagão que ocorreu em 26 estados e no Distrito Federal.

Diante da situação, os aposentados e pensionistas não precisam reagendar o atendimento. A Data de Entrada do Requerimento (DER) deve ser mantida e a própria agência remarcará o atendimento, segundo Portaria 982 da Dirben/INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Aplicativo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.