NÃO VAI AGRADAR

Aposentados e pensionistas em alerta máximo: A confirmação do INSS que cai como bomba agora em outubro

Novos pagamentos são liberados e confirmados para dia 25 (Foto: Divulgação)

Novos pagamentos são liberados e confirmados para dia 25 (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS revolta com situação de quem precisa do benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é responsável pelos pagamentos a aposentados e pensionistas. E antes de se tornar um assegurado, os solicitantes precisam passar por todo um procedimento.

E agora, em outubro, quem precisa receber o benefício, vai ficar chocado com essa notícia. Afinal, para se aposentar, todo mundo sabe que demora, e hoje falaremos sobre o tempo na fila.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a situação revoltando é que geralmente essas pessoas ficam nas filas por até cinco meses. Conforme informações da GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação, isso é o tempo média que uma pessoa leva para ser aceito ou negado pelo INSS.

INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Hoje em dia, o benefício com maior fila de espera é o auxílio-acidente, que dura cerca de 171 dias para ser concedido. Veja outros que também levam um tempo considerado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Querendo acabar com a demora e angústia de quem solicita o benefício, o Supremo Tribunal Federal então determinou que 45 dias seja o prazo máximo de espera por um benefício assistencial. Mas, em caso de necessidade, pode ser prorrogado por 45 dias. Assim, 90 dias é o limite para uma pessoa ter acesso ao resultado.

Além disso, conforme exposto pelo IG, no mês de julho, governo criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. Aqui, é previsto o pagamento de bônus para servidores e peritos que fizerem análises e atendimentos extras. Além disso, tem realizado mutirões aos finais de semana em cidades onde a fila é maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL O ALERTA URGENTE EMITIDO NO ÚLTIMO DIA 15?

No último (15) de agosto, o INSS emitiu um alerta importantíssimo e preocupante. A situação diz respeito a um incidente que prejudicou muita gente.

Acontece que os segurados com atendimento nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agendado para esta terça-feira, não foram atendidos pelo fato da unidade estar sem energia. O ocorrido se deu pelo apagão que ocorreu em 26 estados e no Distrito Federal.

Diante da situação, os aposentados e pensionistas não precisam reagendar o atendimento. A Data de Entrada do Requerimento (DER) deve ser mantida e a própria agência remarcará o atendimento, segundo Portaria 982 da Dirben/INSS.

Aplicativo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile