Urgente

44 anos, clientes em choque e desespero: A decisão imediata do Itaú ao vender tudo e deixar país

06/09/2023 às 18h31

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Itaú (Reprodução - Internet)

Após 44 anos de atuação, o Itaú decide deixar país e vende tudo por valor impressionante

O Itaú é um dos maiores bancos que hoje em dia atuam no Brasil, mas não só no nosso país ele tem forte atuação, em outros da America do Sul também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, nem todos os países ele tem uma renda lucrativa igual no Brasil, e esse é o caso que vamos mostrar hoje, com o Itaú deixando de vez um dos países mais famosos da America.

Segundo informações do g1, o Itaú anunciou em agosto que fechou um acordo para vender sua operação na Argentina para o Banco Macro, uma a instituição local, por cerca de R$ 250 milhões. O banco atuava no país havia 44 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado, o Itaú disse que o impacto da operação não foi tão impactante: “Estima-se que o impacto não-recorrente desta transação no resultado do Itaú Unibanco seja negativo em aproximadamente R$ 1,2 bilhão, que será reconhecido quando a transação for concluída. Já o impacto líquido no capital CET I do Itaú Unibanco será imaterial”.

FECHOU DE VEZ?

Ainda no comunicado, o Itaú tranquilizou ainda os clientes e ressaltou que continuará atendendo aos clientes corporativos locais e regionais, além de pessoas físicas dos segmentos de wealth (gestão de fortunas) e private banking (clientes com grandes aplicações financeiras), por meio de suas unidades internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

André Gailey, Presidente na Argentina, Paraguai e Uruguai disse que vai permanecer com um único escritório, mantendo os atendimentos citados acima: “Continuaremos com presença na Argentina por meio de um escritório de representação local, e seguiremos atendendo os nossos clientes corporativos e de wealth e private bank a partir das nossas unidades do banco no Brasil e nas demais unidades externas”.

O banco brasileiro ingressou na Argentina em 1979, com a criação de uma operação de atacado para atender transações de comércio exterior de multinacionais. Em 1995, o banco iniciou operações de varejo, abrindo a primeira agência na Argentina. O Itaú Unibanco comprou o Banco del Buen Ayre em 1998, mudando a razão social para Banco Itaú Argentina em 2008.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Itaú

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.