Landim foi colocado contra a parede e teve que falar sobre a possibilidade do clube se tornar uma SAF. A declaração do presidente surpreendeu
Quem acompanha as notícias sobre o mundo do futebol deve saber que o Flamengo é um dos maiores clubes do Brasil. Nessa matéria, no entanto, falaremos sobre a possibilidade da famosa equipe se tornar uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Uma recente declaração de Landim, presidente do Rubro-Negro, deu o que falar.
Vale lembrar que nos últimos anos, várias equipes do Brasil já adotaram esse modelo. Em uma recente entrevista, Rodolfo Landim deu uma declaração ao Ge sobre o assunto. Na conversa, ele deixa claro que é favorável à implementação de uma SAF no Flamengo, mas em moldes diferentes das existentes no futebol brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Landim, a criação de uma empresa é o caminho ideal para a construção do estádio e defende que o modelo permite que a arena seja erguida sem endividamento e sem prejudicar o investimento no futebol. Na ocasião, ele citou como exemplo o Bayern de Munique, que abriu uma empresa homônima à associação civil.
Além disso, o clube vendeu participações minoritárias para três companhias alemãs, com as quais mantém parcerias de longo prazo. Adidas, Allianz e Audi têm 8,3% cada da empresa Bayern, enquanto a associação preserva 75% e o controle. O presidente rubro-negro revelou que já conversou com possíveis investidores de fora do Brasil.
“Criar uma empresa que é dona do futebol, e eu faço uma diluição dela a exemplo do que o Bayern fez, que vendeu 25% dessa empresa com aumento de capital. Então, se 75% valem R$ 4,5 bilhões, coloca R$ 1,5 bilhão do lado de cá e fica com 25%”, disse Landim. Logo na sequência, o presidente do Flamengo explicou como faria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu posso vender para três caras como o Bayern fez: um que queira o naming rights, um que queira se associar ao Flamengo por 50 anos pela importância que o Flamengo tem ou por algum aspecto estratégico que possa trazer. E aí eu tenho dinheiro para fazer o estádio”, disparou ele. Landim ainda falou das críticas de que vê a SAF como caminho para se perpetuar no poder do Flamengo.
“Já falaram isso. Pensam isso. Não tem problema nenhum, eu assino um papel de que jamais serei CEO de SAF alguma, com o maior prazer. Isso não é pessoal, é um problema estrutural. Eu quero o Flamengo bem. Estou dedicando seis anos da minha vida ao Flamengo, eu poderia estar trabalhando e ganhando dinheiro”, disse ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Mas faço isso pelo fato de que entrei com um grupo de malucos que veio comigo para cá. Isso aqui é um sonho nosso. De fazer alguma coisa por algo que é importante na nossa vida. Isso é difícil de explicar porque o Flamengo tem essa dimensão na vida, mas tem. O que eu acho é que, se eu tiver alguma coisa a mais para contribuir para o Flamengo depois desses seis anos, e é algo que eu tenho discutido com alguns sócios para ver se ajudo a fazer”, disparou Landim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o Flamengo foi fundado?
O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, popularmente pelos apelidos de Fla, Mengo e Mengão, e cujo acrônimo é CRF) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Fundado no bairro do Flamengo para disputas do esporte remo em 17 de novembro de 1895, tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol.