BOMBA
A dívida não desaparece após 5 anos: Serasa acaba de fazer comunicado OFICIAL aos que estão com nome sujo
05/08/2023 às 23h07
Comunicado oficial da Serasa deu o que falar
A Serasa é uma empresa privada e se consolidou como uma referência em análises e informações para decisões de crédito. Ela reúne dados enviados por lojas, bancos e instituições financeiras. Aliás, eles chocaram ao anunciar um comunicado importante para todas as pessoas que têm dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que muitas pessoas que possuem nome sujo acreditam que as dívidas são eliminadas automaticamente após um período de cinco anos, contudo não é dessa forma que as coisas funcionam. A dívida não desaparece magicamente do sistema após esse prazo, e o devedor ainda é legalmente responsável por seu pagamento.
Segundo o comunicado da Serasa é preciso entender é que a dívida não desaparece quando “caduca”. Ela ainda existe, pois representa uma parte da relação entre credor e consumidor que não foi cumprida. Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se ela foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela. Após o prazo de prescrição, o credor não pode mais ingressar em uma ação judicial para cobrar uma dívida. Mas, isso não significa que a dívida seja automaticamente excluída dos registros de inadimplência.
Em caso de ser uma dívida prescrita, ela não pode ser cobrada pelos órgãos de proteção ao crédito, mas elas ainda podem ser cobradas pelas empresas, só que de forma extrajudicial. Isto quer dizer que a dívida pode ser paga de forma amigável e extrajudicial. Aliás, existem uma série de outros detalhes sobre o tema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As dívidas que excedem o prazo de prescrição ainda permanecem em aberto com a empresa credora e podem ser negociadas normalmente por meio do Serasa ou diretamente com a empresa. Nesse caso, elas são classificadas como “dívida atrasada” em oposição a uma “dívida negativada”. Só existe uma maneira de se livrar totalmente.
Como limpar o nome?
É preciso pagar o que deve. Ao fazer isso, você restaura sua prestação financeira, deixa de ser considerado inadimplente e não terá mais restrições relacionadas à dívida. Por isso, é sempre muito importante se preocupar com essa situação para evitar ficar com o nome sujo na praça, visto que para limpá-lo a exigência é muito alta.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dinheiro rápido no seu bolso: Antecipe o FGTS pelo Caixa Tem em apenas 3 passos em 2024
● 644 clientes afetados: Falha imperdoável em PIX da CAIXA obriga BC a emitir comunicado:
● Lula ciente e R$120 mil garantidos: Nova lei traz fim do IPVA à essa lista de CPFs
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]