Gigante
R$47,6 bilhões envolvidos: A empresa gigante brasileira que acabou se unindo à outra e agora é um império
09/06/2023 às 19h44
Empresa gigante fechou negócio com outra concorrente do mercado em uma transação bilionária
A Suzano é uma empresa no segmento de papel e celulose de eucalipto, a maior do mundo, a Fibra é uma concorrente dessa empresa gigante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como duas das maiores do segmento conseguem se juntar em uma fusão bilionária sem sequer uma demissão em massa?
Em 2019, a Suzano incorporou a Fibria, criando um novo líder mundial no segmento de celulose avaliado em R$ 47,6 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Walter Schalka, Presidente da Suzano desde 2013, fez a fusão com a Fibria em janeiro de 2018, só a transação da empresa foi avaliada em US$ 14,5 bilhões.
Na época, uma entrevista foi dada pelo empresário, que disse que não queria fugir das origens da empresa e ainda relacionou com criar uma ‘terceira empresa’ entre elas: “A cada dia chegamos mais perto disso”, diz. “Estamos criando uma terceira empresa.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fruto da união manteve o nome Suzano, mas ganhou a logomarca da Fibria, para mostrar o esforço de aproveitar o melhor de dois mundos.
O QUE MUDOU?
Em 2023 fizeram 4 anos da fusão da empresa que não queria mais ser tratada como produtora de commodities, e sim, como uma fornecedora de biomateriais: “Vamos causar impacto na sociedade com mais sustentabilidade e mais inovação”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Fim do saque-aniversário do FGTS tem alerta confirmado hoje (14/11) e brasileiros precisam correr
● Lula ciente: Liberação de benefício do Bolsa Família aos CLTs é anunciada para salvar trabalhadores
Graças à sinergia entre as antigas Suzano e Fibria, em áreas como cultivo florestal e logística, a nova organização projetou economia anual de R$ 800 milhões a R$ 900 milhões.
O impacto foi de 40% desse efeito já nos resultados de 2019, 90% em 2020 e 100% a partir de 2021.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]