PODER!
Quase 100 franquias no país: A empresa gigante de Chitãozinho e Xororó que acabou comprada por rival
14/03/2024 às 7h00

Chitãozinho e Xororó venderam uma de suas maiores empresas pra rival gigante
Em setembro de 2014, a dupla Chitãozinho e Xororó, um das mais amadas pelo público, após 6 meses de negociações, decidiram vender uma de suas maiores empresas à rival gigantesca do mesmo setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da rede de restaurante Montana Grill, fundada ainda no ano de 1997 pela dupla, presente em inúmeros pontos espalhados no país, principalmente em praças de alimentação de diversos shoppings.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passando pra frente
O comprador se trata do empresário Ricardo José Alves da Silva, fundador da famosa Griletto, que assim como a Montana também é referência quando o assunto é comida de qualidade.
De acordo com o site oficial da Griletto, eles possuem uma média de mais de 150 lojas espalhadas em todo o país.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência, intervenção do Banco Central e venda ao Bradesco: Fim de banco n°1 no RJ após 48 anos

Adeus no Shopping RioSul: O fechamento de loja em gigante do RJ por motivo escandaloso

R$665M: O fim de banco nº1 de Goiânia, GO, após ser vendido ao Itaú por fortuna
Segundo o portal UOL, as informações de valores da transação não foram devidamente divulgados.
O que se sabe, é que as quase 100 franquias, mais precisamente 95, da rede distribuídas nas bandeiras; Montana Express e Montana Steaks, passaram a integrar o grupo J.Alves, Holding cuja qual o Griletto faz parte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chitãozinho e Xororó fundaram a rede Montana Grill em 1997 (Foto Reprodução/Youtube)

Montana Grill está presente em inúmeros pontos comerciais (Foto Reprodução/Internet)

Ricardo Alves, que é fundador de uma das maiores rivais da rede, a Griletto, foi quem comprou a rede Montana Grill (Foto Reprodução/Internet)
Vale dizer que a rede Montana Express aposta em pratos rápidos e com comidas caseiras enquanto a Montana Steaks, estabelecida em Piracicaba (SP), segue como um restaurante à la carte.
Um bom negócio
Somando as duas redes, o grupo passou a ter mais de 240 pontos franqueados.
Ainda de acordo com o portal UOL, as franquias em alimentação movimentaram mais de R$ 24 bilhões no país em 2013, o que representou 20% do total do faturamento de R$ 115 bilhões registrado pelo setor, segundo dados divulgados pela ABF na época.
A holding J.Alves já tinha fechado o ano de 2013 com um faturamento de R$ 160 milhões, e a expectativa para 2014, sem contabilizar a operação das novas marcas, era de R$ 220 milhões.
Apesar de não serem mais donos, a dupla sertaneja continua como embaixadora da marca Montana. Em anúncio oficial, emitido na época da compra, os cantores declararam que a parceria é um passo importante do plano de expansão da rede:
“Ficamos satisfeitos com a incorporação do Montana pelo Grupo J.Alves. Temos certeza de que a marca Montana, que ajudamos a construir e tem muito valor para nós, irá crescer ainda mais e o negócio como um todo manterá sua trajetória de sucesso”
Desempenho em meio à crise
De acordo com o portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” , no período da Covid 19, pandemia que alastrou o Brasil e o mundo, a Montana Grill apresentou números extremamente expressivos em notas e desempenho.
Entre os anos de 2020 para 2021, ainda no auge da crise, a rede deu um grande salto: saiu de quatro para cinco estrelas, com notas altas em satisfação do franqueado (8,56), qualidade da rede (8,41) e desempenho (8,15).
Além de isentar a rede de todas as taxas, Ricardo José Alves da Silva usou a força da marca para negociar, caso a caso, com fornecedores e shoppings, visto que 100% das unidades estão em praças de alimentação:
“Buscamos alternativas, como se o negócio fosse nosso.” – Revelou ele
Como a marca Montana Grill está em 2024?
De acordo com o portal Mercado e Consumo, em março de 2023, a Montana Grill ganhou uma “loja-conceito” no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo.
A nova operação está situada na praça de alimentação do embarque doméstico no recém-inaugurado piso 2 do aeroporto. Ela conta com totens de autoatendimento e um espaço reservado para consumo no restaurante, gerando, assim, mais conforto e privacidade ao consumidor.
Já em 2024, ainda de acordo com portal Mercado & Consumo, a rede inaugurou uma unidade em Santos, acumulando assim duas lojas no litoral de São Paulo.
O novo espaço está localizado no Shopping Balneário, um dos principais bairros e ponto turístico da cidade.

Montana Grill no Shopping Balneário (Foto Reprodução/Mercado&Consumo)
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.