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ENTERRADA DE VEZ: A triste extinção de rede tradicional de supermercados comprada pelo Carrefour

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Rede GIGANTESCA acabou sumindo do mapa após ser comprada pelo Carrefour (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Grande rede de supermercado acabou sumindo do país após ser comprada pelo Carrefour e situação é essa

Uma grande rede de supermercados, que fez história no país,  acabou sumindo do mapa após ser comprada pelo Carrefour  e, posteriormente, distribuída entre as principais bandeiras do grupo francês.

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Essa rede, inclusive, permaneceu aqui por anos a fio e teve seu grande BOOM nos anos 2000. Vale destacar que se você viveu a época, com toda certeza, já deve ter feito muita compra do mês nesse local.

Afinal de contas, essa rede era uma das melhores opções de quem procurava variedade e preço baixo. Se você pensou no BIG, acertou!

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O nascimento da marca

O Grupo Big surgiu a partir da abertura do primeiro Sam’s Club no país, pela rede Walmart  no ano de 1995.

Logo em seguida, eles abriram a primeira loja focada no segmento de hipermercados na cidade de Osasco, em São Paulo, naquele mesmo ano, o Big Hipermercados.

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A rede começou a expansão pela região Sudeste nos anos que se sucederam, tendo seu maior auge nos anos 2000, como mencionamos acima.

Segundo informações coletadas na Wikipédia, em março do ano de 2004, a rede americana também adquiriu a rede Bompreço, de propriedade do holandês Royal Ahold, por 300 milhões de dólares.

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O Hipermercado Big teve seu auge nos anos 2000 (Foto Reprodução/Internet)

No fim do ano de 2005, o grupo adquiriu a operação de varejo do Sonae no Brasil. A aquisição englobou as marcas BIG, Mercadorama, Nacional e Maxxi e custou R$ 1,7 bilhão.

Na época da aquisição, o Sonae tinha 135 lojas, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e faturamento bruto da ordem de R$ 4,33 bilhões.

No fim de 2016, a matriz norte-americana sinalizou que poderia incluir o Brasil em seu plano de desinvestimentos e a filial brasileira amargou prejuízos por 7 dos 10 anos anteriores.

1-Empecilhos à vista

Porém, alguns problemas estruturais na empresa também surgiram, pois o sistema de hierarquia imposto pela matriz não se adaptou ao mercado brasileiro, bem como ao modelo tributário do país.

Outro erro do grupo, segundo especialistas, foi a demora para absorver as marcas regionais adquiridas (do Bompreço, em 2004, e do Sonae, em 2005).

O grupo ainda investiu pesado em hipermercados, em um momento que as lojas de atacarejos começaram a se tornar cada vez mais comuns.

Em junho de 2018, a rede acabou sendo vendida para a empresa de Private Equity Advent. Na ocasião, a matriz norte-americana ainda possuía uma participação minoritária de 20% na nova empresa.

No segundo trimestre de 2018, a rede americana relatou prejuízos com a operação brasileira da ordem de US$ 4,5 bilhões.

2- O fim do nome Walmart

Posteriormente, foi noticiado que a aquisição da filial brasileira não teve custo algum, com o Advent se comprometendo a investir cerca de R$ 2 bilhões na recém adquirida operação.

Em agosto de 2019, com dificuldades na gestão do Walmart Brasil, o novo controlador da rede, a  Advent, começou a considerar a extinção do nome Walmart.

Com dificuldades em rede, Advent decidiu acabar com marca Walmart no Brasil (Foto Reprodução/Seu Dinheiro)

A justificativa eram os royalties, de 0,7%, que o novo controlador teria de pagar ao grupo norte-americano pela utilização de suas marcas. Posteriormente, a empresa confirmou que o nome Walmart Brasil seria abandonado e substituído de vez pelo nome BIG.

Outra justificativa, além dos royalties, era o vínculo afetivo com o consumidor do sul (com a marca BIG) e do Nordeste (com a marca Bompreço, posteriormente renomeada para BIG Bompreço).

O grupo ainda continuou operando a marca Sam’s Club, desta vez pagando royalties menores.

 

Carrefour pega tudo para si!

De acordo com o G1, foi em meados de março de 2021. que os donos dos grupos,  Advent e Walmart, informaram sobre o  acordo com o Carrefour Brasil para venda da operação pela bagatela de R$ 7,5 bilhões.

A aquisição foi paga 70% em dinheiro, com o Carrefour adiantando R$ 900 milhões no ato da assinatura, e 30% em ações da rede francesa.

Com isso, Walmart e Advent se tornariam sócios minoritários no Grupo Carrefour Brasil, com uma participação próxima de 5,6% no capital.

Em apresentação ao mercado, o Carrefour Brasil destacou que a compra do BIG era complementar a sua atuação (visto que não possuía operações relevantes no Sul e no Nordeste, focos do Grupo BIG).

Fora isso, a rede francesa afirmou que iria acrescentar novos formatos em sua plataforma, como as lojas Sam’s Club, que até hoje é um clube de compras, aonde o cliente recebe descontos exclusivos em produtos importados.

Carrefour comprou a rede BIG Brasil por R$ 7,5 bi, visando a expansão no Sul e Nordeste (Foto Reprodução/Jornal O Globo)

Em janeiro de 2022, a Superintendência Geral do Órgão recomendou a aprovação da transação, condicionada a venda de algumas unidade do varejo de autosserviço.

Mas somente em maio de 2022, o Cade aprovou, com restrições, a compra do Grupo BIG pelo Carrefour Brasil.

A decisão foi unânime e foi condicionada a venda de determinadas lojas do BIG em cidades como Gravataí, Maceió, Olinda e Recife. O Carrefour, no entanto, já tinha propostas para venda das lojas alvo do desinvestimento do BIG naquela ocasião.

Em 7 de junho de 2022, as negociações foram finalizadas e o Grupo BIG passou a ser subsidiária integralmente pelo Grupo Carrefour Brasil.

Quando o Big foi “enterrado” de vez?

De acordo com o portal Exame, no dia 30 de junho de 2023, o Grupo Carrefour concluiu a conversão das 129 lojas anteriormente pertencentes ao Grupo BIG, seis meses antes do previsto.

As conversões foram distribuídas em todas as suas bandeiras, sendo  76 lojas Atacadão, 48 Hipermercados Carrefour e 5 Sam’s Club.

O Grupo Carrefour distribuiu as lojas que pertenciam ao Big entre suas principais bandeiras, Hipermercado Carrefour, Sam’s e Atacadão (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Com isso foram extintas totalmente as bandeiras Maxxi Atacado, Hipermercado BIG e Hipermercado BIG Bompreço, permanecendo apenas as bandeiras Super Bompreço, Nacional e TodoDia.

Enterrando de vez assim um grande império do setor. Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil fez a seguinte declaração na época:

“Esse é um momento histórico para nós, que sempre acreditamos na integração com o Grupo BIG como oportunidade de fortalecer nossa presença e diversificar nossos produtos e serviços no Brasil” – Iniciou ele que continuou:

“Dessa fusão surge o líder do setor, com mais de mil lojas físicas, e o maior empregador privado do país, com 150 mil colaboradores.”

Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil (Foto Reprodução/Montagem/InfoMoney)

 

 

 

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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