Falência!

Dívida de 1 bilhão e atividades encerradas: A falência arrasadora de 3 varejistas rivais das Casas Bahia

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A falência arrasadora de 3 varejistas rivais das Casas Bahia (Reprodução/Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falência arrasadora de 3 varejistas rivais das Casas Bahia

Para aqueles que não estão por dentro das últimas notícias do setor varejista, três redes gigantescas, rivais da famosa Casas Bahia, enfrentaram falência arrasadora, dívida de 1 bilhão e atividades encerradas para sempre.

De acordo com a afirmação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor do varejo sempre está passando por mudanças, como crise, juros altos, a inflação, competição e desaceleração do crescimento especialmente nesse cenário pós pandemia do Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, segundo informações do portal UOL, uma das empresas que foram atingidas por seus prejuízos na década de 90, foi a famosa Mappin. A rede chegou no Brasil em 1913 e logo se tornou um paraíso de compras da elite de São Paulo, mudando para incluir classes mais baixas depois.

No entanto, após anos no mercado, em 1995, a companhia fechou suas portas com um total de R$20 milhões em prejuízo, sendo vendida no ano seguinte. Os negócios não prosperaram e a varejista faliu em 1999.

Outra varejista que teve falência decretada, foi a Mesbla, a queridinha dos consumidores que viveu seu auge nos anos 80. A marca registrada de “ter de tudo” se tornou em algoz com a concorrência seteorizada e a popularização dos shoppings, conforme dados do portal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Devido a uma decisão equivocada de estocar muita mercadoria durante a hiperinflação, a empresa acumulou uma dívida gigantesca de R$1 bilhão de reais e a companhia declarou falência em 1999.

Por fim, o braço varejista da Ultragaz, a Ultralar, uma das pioneiras do modelo de magazines. Fundada em 1956, a rede chegou a abrir capital na Bolsa de Valores, porém, no começo dos anos 1990, o Grupo Ultra buscou uma reestruturação fora do negócio principal de vendas de botijões, e acabou decretando falência no ano 2000.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que está acontecendo com o varejo no Brasil?

O momento desafiador que o varejo brasileiro está atravessando tem causas profundas e estruturais. Não é uma crise pontual. “O setor vinha enfrentando desafios, que foram acentuados pela pandemia e pelo período prolongado de juros elevados”, diz o analista independente Ricardo Schweitzer.

Mappin (Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesbla (Reprodução/Internet)

Ultralar (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile