Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a falência de um banco gigante, confirmada no Jornal Nacional, da Globo
O Jornal Nacional, da Globo, sem dúvidas é uma das principais atrações jornalísticas que temos no país na atualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é por meio do noticiário que milhões de brasileiros ficam sabendo sobre os principais fatos que acontecem no Brasil e no mundo.
Como, por exemplo, podemos citar a edição exibida em 11/03/2023, quando a falência de um banco gigante, foi confirmada por meio do jornalístico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, o JN era apresentado por Ana Luíza Guimarães e Heraldo Pereira, substitutos de William Bonner e Renata Vasconcellos, na bancada mais famosa do Brasil.
Foi então que os jornalistas falaram sobre a falência do Silicon Valley Bank, que é a segunda maior da história americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com o Silicon Valley Bank?
Para quem não sabe, o Silicon Valley Bank foi fundado em 1983 nos Estados Unidos e, ao longo das últimas décadas, ganhou relevância no setor da tecnologia.
De acordo com as informações divulgadas, entre 2020 e 2021, enquanto a pandemia da Covid-19 assolava fortemente o mundo, o setor da tecnologia apresentou um boom motivado pela necessidade de serviços digitais somado com o cenário de juros baixos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
● Pela 1ª vez, ator da Globo, casado, fala sobre transar com outros homens e assume: “Muito livre”
● Globo se desespera com final de Alma Gêmea, coloca tudo em xeque e escala substituta fenômeno
Neste período, os depósitos no SVB saltaram de US$ 61 bilhões para US$ 189 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, Heraldo Pereira disparou no Jornal Nacional: “A quebra de um banco ligado a empresas de tecnologia nos Estados Unidos despertou uma preocupação no mundo inteiro”, anunciou o âncora do Jornal Nacional.
Na reportagem, foi explicado que: “Foi a segunda maior falência de um banco americano na história As Filas eram enormes ontem, mas as portas já estavam Fechadas. Muita gente ficou sem conseguir sacar o dinheiro. O próprio nome deixa claro quem são as principais vitimas do Banco do vale do Silício na região da Califórnia, que concentra as empresas de tecnologia”, disse.
E seguiu: “Segundo o próprio banco, eles guardavam o dinheiro de metade de todas as startups americanas que são empresas que começam pequenas, geralmente sem dar lucro, mas que recebem milhões de dólares em investimentos. Só que há 1 ano o banco central americano, começou a subir a taxa de juros para conter a inflação. E o que todo banco faz é pegar o dinheiro dos clientes e aplicar em outros investimentos. Com a alta de juros, esses investimentos passaram a render menos e o Silicon Valley Bank teve que fazer transações financeiras para manter suas obrigações cotidianas“, explicou o Jornal Nacional.
“Como essas transações trouxeram prejuízos, ocorreu uma crise de confiança e os clientes correram para tirar o dinheiro rápido dali. Na quinta-feira os clientes sacaram 42 bilhões de dólares e o banco entrou no vermelho. Ontem o governo americano fechou o banco antes da falência, se apropriou do que ainda restava dos 209 bilhões de dólares que o banco declarou ter em ativos no final do ano passado“, pontuou a atração.
Dessa forma, o banco americano Silicon Valley Bank (SVB), conhecido por investir em startups, teve a falência decretada após não conseguir mais saldar dívidas, em meio ao aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.