Falência!

Adeus de 55 agências e afundados em crise: A falência de 2 bancos populares decretadas pelo Banco Central

27/06/2024 às 15h38

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
A falência de 2 bancos populares decretadas pelo Banco Central (Reprodução/montagem/Canva/O Globo)

Banco Central decreta fim de bancos gigantescos após crise financeira colossal

Bancos muito populares se despedem de 55 agências e tem falências decretadas pelo próprio Banco Central após quebrarem com crise financeira colossal, deixando milhões de clientes brasileiros desamparados.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Portanto, vamos falar do Banco Sul Brasileiro, que foi criado em 1962 com a fusão do Banco Nacional do Comércio, Banco da Província e do Banco Industrial e Comercial do Sul.

De acordo com informações da Wikipédia, após a fusão a financeira passou a enfrentar problemas com a superposição de agência e o fechamento de algumas com a concentração excessiva de pessoal em outras.

Nos des anos seguintes, o banco procurou se expandir pelo Brasil, quanto eram fechadas 55 agências, atingindo no final de 1982, 379 agências.

No entanto, em 1985 o Sulbrasileiro sofreu intervenção do Banco Central do Brasil por problema de liquidez.

Veja também

Neste mesmo período, junto com a “quebra” do Sulbrasileiro, outros bancos também tiveram problemas de liquidez e sofreram intervenção, liquidação extrajudicial ou incorporação.

Outro banco que também teve suas operações encerradas, foi o Banco Rural, uma instituição bancária privada brasileira, sediada em Belho Horizonte.

Segundo informações da Wikipédia, a instituição ocupava a 18º posição entre os 40 maiores bancos privados em ativos, de acordo com dados do Banco central (BC), com Patrimônio Líquido de R$ 678 milhões, em 2005.

O Banco Rural ficou conhecido do grande público brasileiro por abrigar contas utilizadas em escândalos de corrupção de repercussão nacional, como o do escândalo do mensalão.

Em junho de 2006, foi divulgado que o Banco Rural passava por dificuldades financeiras, por conta do receio de seus investidores. O banco perdeu ativos em conta-corrente.

Desse modo, em 2013, a financeira teve sua liquidação extra judicial decretada pelo Banco Central. Em nota oficial o BC informou como motivo para a liquidação: “comprometimento da situação econômico-financeira e falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco”.

Qual é o maior banco privado do Brasil?

O Banco Itaú é uma das instituições financeiras mais proeminentes e influentes no Brasil e na América Latina. Fundado em 1945, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo em valor de mercado. O Banco Itaú é uma das peças centrais do sistema financeiro brasileiro.

Banco Sulbrasileiro (Reprodução/Change)
Banco Sulbrasileiro (Reprodução/Change)
Banco Rural (Reprodução/InfoMoney)
Banco Rural (Reprodução/InfoMoney)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

🚨 Globo junta Ana e Eliana + Bonner vive terror no JN + Demissão de estrela do SBT é desmascarada na Record   

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.