Falência!

Adeus de 55 agências e afundados em crise: A falência de 2 bancos populares decretadas pelo Banco Central

27/06/2024 às 15h38

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
A falência de 2 bancos populares decretadas pelo Banco Central (Reprodução/montagem/Canva/O Globo)

Banco Central decreta fim de bancos gigantescos após crise financeira colossal

Bancos muito populares se despedem de 55 agências e tem falências decretadas pelo próprio Banco Central após quebrarem com crise financeira colossal, deixando milhões de clientes brasileiros desamparados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, vamos falar do Banco Sul Brasileiro, que foi criado em 1962 com a fusão do Banco Nacional do Comércio, Banco da Província e do Banco Industrial e Comercial do Sul.

De acordo com informações da Wikipédia, após a fusão a financeira passou a enfrentar problemas com a superposição de agência e o fechamento de algumas com a concentração excessiva de pessoal em outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos des anos seguintes, o banco procurou se expandir pelo Brasil, quanto eram fechadas 55 agências, atingindo no final de 1982, 379 agências.

No entanto, em 1985 o Sulbrasileiro sofreu intervenção do Banco Central do Brasil por problema de liquidez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste mesmo período, junto com a “quebra” do Sulbrasileiro, outros bancos também tiveram problemas de liquidez e sofreram intervenção, liquidação extrajudicial ou incorporação.

Outro banco que também teve suas operações encerradas, foi o Banco Rural, uma instituição bancária privada brasileira, sediada em Belho Horizonte.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações da Wikipédia, a instituição ocupava a 18º posição entre os 40 maiores bancos privados em ativos, de acordo com dados do Banco central (BC), com Patrimônio Líquido de R$ 678 milhões, em 2005.

O Banco Rural ficou conhecido do grande público brasileiro por abrigar contas utilizadas em escândalos de corrupção de repercussão nacional, como o do escândalo do mensalão.

Em junho de 2006, foi divulgado que o Banco Rural passava por dificuldades financeiras, por conta do receio de seus investidores. O banco perdeu ativos em conta-corrente.

Desse modo, em 2013, a financeira teve sua liquidação extra judicial decretada pelo Banco Central. Em nota oficial o BC informou como motivo para a liquidação: “comprometimento da situação econômico-financeira e falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco”.

Qual é o maior banco privado do Brasil?

O Banco Itaú é uma das instituições financeiras mais proeminentes e influentes no Brasil e na América Latina. Fundado em 1945, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo em valor de mercado. O Banco Itaú é uma das peças centrais do sistema financeiro brasileiro.

Banco Sulbrasileiro (Reprodução/Change)
Banco Sulbrasileiro (Reprodução/Change)
Banco Rural (Reprodução/InfoMoney)
Banco Rural (Reprodução/InfoMoney)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

agências
Banco Central
Banco falência
Destaque

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.