BOMBA

Clientes estão completamente sem chão com falência de 2 gigantes dos planos de saúde, rivais da Unimed

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

2 planos de saúde rivais da Unimed tiveram a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma triste notícia a respeito da falência de dois convênios rivais da Unimed caiu como uma bomba na mídia. A notícia pegou todo mundo de surpresa e causou espanto

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de 2 gigantes dos planos de saúde e grandes rivais da Unimed.

Para quem não sabe, o plano de saúde é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar. Vale lembrar que o Brasil é um dos poucos países do mundo a ofertar o serviço de saúde gratuitamente, estamos falando do Sistema Único de Saúde (SUS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, as pessoas ainda costumam recorrer aos planos de saúde particulares. No Brasil, por exemplo, temos grandes representantes de sucesso no ramo como a Unimed, Amil, entre outras. Essas empresas são reguladas, vale dizer, pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

De acordo com informações do portal Juri News, em nota publicada em 19/05/2023, a União e a ANS foram condenadas ao pagamento de indenização pelos danos causados aos consumidores e prestadores de serviço credenciados às operadoras de plano de saúde M.A.S. Gester e Top Care.

Segundo o que foi divulgado na época, essas empresas atuavam no estado do Pará e estavam em processo de falência. Dessa forma, a condenação atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os consumidores e prestadores de serviço prejudicados pela falência dos dois planos de saúde poderão requerer o recebimento da indenização por intermédio de advogado privado ou da Defensoria Pública da União (DPU). Até hoje, os clientes brigam pela indenização e sofrem com os efeitos da falência.

Mesmo com a ciência da incapacidade financeira das operadoras, a ANS ainda concedeu o registro provisório para o exercício de atividades às empresas, que não estavam devidamente habilitadas, causando prejuízos aos consumidores que contrataram planos de saúde e aos profissionais credenciados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, é importante falar também que o TRF-1 considerou que ficou comprovada a responsabilidade da ANS por conceder, indevidamente, registro provisório à operadora M.A.S. Gester e de concordar com a posterior absorção de suas atividades pela empresa Top Care.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como escolher o melhor plano de saúde?

Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:

● tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
● possibilidade de coparticipação;
● tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
● abrangência: se nacional ou regional;
● períodos de carência;
● reajuste por idade;
● amplitude da rede credenciada.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile