BOMBA

De rival da Volkswagen à concorrente da C&A: A falência de 3 empresas gigantes e populares no Brasil

19/12/2023 às 20h48

Por: Kelves Araújo
Falência de rival da C&A, concorrente da Volkswagen e outra empresa deu o que falar (Foto: Reprodução/ Internet)
Falência de rival da C&A, concorrente da Volkswagen e outra empresa deu o que falar (Foto: Reprodução/ Internet)

3 empresas declararam falência

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a falência de 3 empresas gigantes, entre elas podemos citar uma rival da Volkswagen e uma concorrente da C&A.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A montadora que passou por um processo de falência foi Gurgel, que talvez seja a marca nacional de maior sucesso. A rival da Volkswagen nasceu no dia (01) de setembro de 1969, pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. A marca produziu com força na década de 80, algumas unidades do furgão Itaipu E-400.

Vale lembrar que o veículo em questão se trata do primeiro carro elétrico fabricado no Brasil. Antes disso, a fabricante apresentou protótipos do Itaipu, em 1975, muito antes de se tornar uma demanda mundial. A montadora nacional rival da Volkswagen, vendeu 40 mil carros de 20 modelos diferentes e produziu diversos protótipos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na década de 1990 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0, deixando os automóveis da Gurgel concorrerem com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet. Apesar de todo o sucesso, a empresa gigante falir no ano de 1994, com um processo que se alongou até 1996.

Montadora rival da Volkswagen declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Montadora rival da Volkswagen declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Outra empresa que fechou as portas foi uma grande rival da C&A. Em junho do ano do ano de 2022, a notícia do fim da Forever 21, marca norte-americana, deixou milhares de jovens em choque. A marca que vendia roupas era considerada um fenômeno em todo o mundo e tinha algumas lojas nos shoppings mais badalados do Brasil.

Segundo o portal Estadão, após oito anos de operação no Brasil, a Forever 21  promoveu uma mega liquidação para encerrar as atividades, em meio a uma recuperação judicial nos EUA. Mesmo com a falência decretada, a rede ainda conseguia sobreviver e manter o controle e a posse das 800 lojas espalhadas pelo mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual empresa de chocolates declarou falência?

A outra empresa aclamada no Brasil que teve que decretar falência foi a Chocolates Pan, famosa pelos “cigarrinhos de chocolate” e as “moedinhas de chocolates”. Segundo o G1, a companhia havia apresentado o pedido de autofalência dentro do processo de recuperação judicial pelo qual passava desde 2020. A sentença saiu no início de 2023.

Chocolates Pan fabricava o 'chocolápis' (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal / G1)

Chocolates Pan fabricava o ‘chocolápis’ (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal / G1)

Após a decisão, todas as atividades foram encerradas, os bens vendidos e o valor arrecadado pagará os credores. Vale lembrar que a grande responsável pela compra da Chocolates Pan foi a Cacau Show. A empresa arrematou a compra da fábrica de leilão, que foi homologado pela Justiça no mês de outubro.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

🚨 Xuxa no SBT + Após DNA, suposto filho garante 2 mansões de Gugu + Volta do Casos de Família     

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa
falência

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.