Ana Paula e Kovalick param o Brasil com o anúncio de falência de 3 grandes empresas, que deixaram milhares desempregados
A notícia da falência de três grandes empresas confirmada por Ana Paula e Kovalick na Globo, ecoou como um impacto significativo no cenário econômico e corporativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas instituições, outrora pilares em seus respectivos setores, enfrentaram desafios crescentes, desde a pressão competitiva até questões estruturais internas.
A começar pela empresa Thomas Cook, fundada em 1841 e considerada a mais antiga agência de viagens do mundo e rival da Gol, declarou falência em 23 de setembro de 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o âncora da Globo Kovalick, a falência da empresa, que deixou mais de 600.000 turistas ao redor do mundo sem como voltar para casa, foi um dos maiores colapsos do setor de turismo da história.
A empresa acumulou dívidas de mais de 2 bilhões de dólares, principalmente após a aquisição da MyTravel em 2007.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo britânico teve que arcar com os custos de repatriar os turistas que estavam viajando com a Thomas Cook no momento da falência, o que totalizou cerca de 600 milhões de libras esterlinas.
Crise no setor bancário
O Banco First Republic foi um dos maiores bancos dos Estados Unidos a ir à falência recentemente, em março de 2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência de montadoras de motos tão popular quanto a Honda chega como bomba a motociclistas em país
● Falência e ordem de despejo: 2 varejistas populares dos shoppings Center Norte e +1 gigante vivem terror
● De queridinha dos Shoppings a rival do Assaí: 2 gigantes do Brasil enfrentam falência em 2024
Um dos principais fatores que contribuiu para a falência foi o pânico generalizado no setor bancário. As rápidas falências do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank causaram medo entre os correntistas do First Republic, que retiraram uma grande quantidade de depósitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa corrida bancária fez com que o First Republic perdesse cerca de US$ 100 bilhões em depósitos, o que tornou sua situação financeira insustentável.Para tentar se salvar, o banco negociou um resgate com outros grandes bancos americanos, mas isso não foi suficiente.
Segundo A Globo, eventualmente, o gigante JPMorgan Chase comprou a maior parte dos ativos do First Republic.
Fim de plano de saúde
Unimed Paulistana, um dos maiores planos de saúde de São Paulo, com mais de 1 milhão de clientes, entrou em falência em setembro de 2015.
De acordo com Kovalick, a falência foi decretada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) devido a graves problemas financeiros e administrativos, que colocavam em risco a continuidade do atendimento à saúde dos beneficiários.
Quando Kovalick entrou na Globo?
Roberto Kovalick entrou na Globo em 1990, como repórter da editoria Rio do Jornal Nacional. Ao longo de sua carreira na emissora, ele atuou em diversas funções.