Montadoras gigantes faliram no Brasil e provocaram choro em motoristas
Atualmente, no Brasil, há três montadoras de destaque em atividade: Scania, Volvo e Mercedes-Benz.
No entanto, outras marcas renomadas não conseguiram manter suas operações no país. Aqui está uma lista com as montadoras que encerraram suas atividades no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Matra: Esta fabricante de chassis e ônibus tinha sua sede em Santa Catarina e operou no Brasil de 1987 a 1991, lançando seu primeiro modelo, o M-22. No entanto, a marca enfrentou dificuldades em alcançar um volume de vendas satisfatório ao longo de seus cinco anos no mercado, levando ao seu declínio.
Fiat Diesel: Enquanto a Fiat é reconhecida por sua produção de automóveis no Brasil, sua divisão de transporte de carga, a “Fiat Diesel”, chegou ao país em 1976, sucedendo a Feneme. Produziu veículos como o caminhão médio “Fiat 130”, equipado com um motor de seis cilindros. No entanto, problemas administrativos, questões trabalhistas e ações judiciais levaram ao fim das operações da marca em 1985.
GMC: A marca trouxe seus primeiros caminhões para o Brasil em 1996, importando modelos já consolidados dos EUA. Em 1997, inaugurou sua fábrica no país e apresentou o modelo 15.170, com motor Caterpillar eletrônico. Apesar dos investimentos realizados, a GMC encerrou suas operações no Brasil em 2001.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL MONTADORA ENFRENTOU FALÊNCIA E FOI VENDIDA À RIVAL?
O ano era de 2011 quando uma famosa e tradicional montadora de veículos acabou sucumbindo à crise, teve sua falência decretada e ainda viu sua marca sendo vendida para rival, após fracassar em sua corrida para sobreviver.
De acordo com o G1. o anúncio foi feito por um tribunal, ao fim de um longo processo de dois anos afim de tentar salvar a marca.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da sueca Saab, que foi fundada ainda no ano de 1937, e teve sua falência formalmente decretada no dia 19 de dezembro de 2011. Para saber mais, leia a matéria completa aqui!