Falência
Perderam tudo: A falência de 4 montadoras de automóveis tradicionais após anos no Brasil e choro de motoristas
18/04/2024 às 23h14
4 grandes montadoras no Brasil sofreram com as perdas e tiveram fim decretado para choro dos motoristas
Nem sempre uma montadora consegue se sustentar no Brasil, algumas aliás, mesmo com grande sucesso dos seus carros aqui no nosso país, acabam saindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje nós vamos mostrar 4 montadoras que tinham tudo para crescer no Brasil mas tiveram o fim oficializado, de acordo com informações do portal Apaixonados Por Estrada no Youtube.
Matra:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma montadora que faliu no Brasil foi a Matra. Ela foi uma montadora que fabricava chassis e ônibus, nascida em Santa Catarina e ficou no mercado entre 1987 e 1991.
O M-22, sua primeira invenção, tinha toda a produção autoral, com exceção do motor Chevrolet D-13000. Tinha cabine de fibra de vidro com amortecimento, algo de boa tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Falência da marca chegou após suas baixas vendas, mesmo após 5 anos no mercado, não conseguiu entrar realmente em um número satisfatório.
Fiat Diesel
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Sairá de linha”: O anúncio da Chevrolet ao confirmar adeus de carro popular em 2024 após 60 anos em país
● O anúncio da Chevrolet sobre adeus de carro popular em 2024 após mais de 60+ em país
● Onix e HB20 aniquilados: Novo queridinho n°1 dos brasileiros desbanca a Chevrolet em 2024
Uma das maiores montadoras de carro do Brasil, a Fiat teve uma época em que decidiu lançar seus próprios caminhões.
Chegou ao mercado em 1976 substituindo a poderosa Feneme. A produção começou com o Fiat 130 como motor 6 cilindros de 7.4 litros, 145 cavalos e 4.8 kg de torque.
Após esse período, a Fiat investiu pesado como montadora no Brasil. Ao decorrer dos anos o número de vendas da Fiat Diesel caiu consideravelmente. Essa baixa de vendas somada a uma administração polêmica fez com que a marca saísse do Brasil.
Chevrolet Caminhões
Outra grande montadora referência nos veículos mas que não deu certo nos caminhões foi a Chevrolet no Brasil.
Chegando ao Brasil em 1925 passou a importar os modelos americanos. Em 1958 começou a construir seus caminhões na planta do Brasil.
O primeiro foi o 6.500 com motor de 142 cavalos 4.3 litros e movido a gasolina. O D-60 foi o primeiro movido a diesel com 130 cavalos e quase 6 litros.
Com o passar dos anos a Chevrolet não conseguiu acompanhar o mercado que passou a trazer cada vez mais atualizações.
Em 1996 a Chevrolet anunciou que estaria encerrando as produções dos caminhões no Brasil.
Dodge Caminhões
A Dodge começou a produzir seus caminhões da montadora no Brasil em 64 com os D-400 e D-700 equipado com motor V8 a gasolina.
O D-900 foi a melhor venda da marca, que tinha o mesmo motor potente do D-700, com 5 marchas, direção hidráulica opcional, freios a ar, rodas maiores.
Em 1981 a Volkswagen comprou a Dodge, mas isso não decretou o fim, isso aconteceu em 84 que passou a ser da bandeira Volks.
POR QUE A CHEVROLET PAROU DE FABRICAR CAMINHÕES?
A assessoria de imprensa da GM informou que a produção foi desativada porque a linha de caminhões GMC, que compartilha o mesmo espaço da fábrica de picapes, foi “duramente” afetada pela mudança cambial, que elevou os custos de produção.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]