EITA

Fim agonizante e quebra: A falência de banco confirmada no JN e a injeção de milhões no telejornal

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Jornal Nacional já teve patrocínio de banco que foi a falência (Foto: Reprodução)

A falência de Banco que anunciava no Jornal Nacional

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a televisão vive de anunciantes. Até mesmo o Jornal Nacional contra com patrocínio e isso vem de longos anos. No passado, por exemplo, um grande banco já pagou milhões para a Globo para ter seu nome vinculado ao Jornal Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos anos 1970, o Banco Nacional marcou época com uma vinheta e uma trilha que ficou na memória do público e era exibida no Jornal Nacional. A instituição financeira foi fundada em 1944 pelos irmãos Magalhães Pinto e Valdomiro de Magalhães e tinha sede em Minas Gerais, e aos poucos foi crescendo e se espalhando pelo Brasil.

De acordo com informações do TV Historia, antes de Cid Moreira e Hilton Gomes entrarem no ar com o Jornal Nacional, a voz de um locutor entrava no ar fazendo o anúncio bomba. “Com o prestígio do Banco Nacional, e das empresas do Grupo Nacional, você vai assistir agora a uma emissão jornalística da Rede Globo”, dizia a voz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jornal Nacional já teve patrocínio de banco (Foto: Divulgação)

Aliás, a vinheta era embalada por Summer 68’, da banda inglesa Pink Floyd. Contudo, o banco parou de patrocinar o Jornal Nacional anos depois. Após sair do JN, a instituição fincou sua marca na Fórmula 1 ao patrocinar o jovem Ayrton Senna, em 1985. O piloto carregou na cabeça o boné azul com a marca da instituição financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a instituição chegou ao fim?

O Banco Nacional chegou ao fim em 1995, quando o Banco Central fez uma intervenção, descobrindo centenas de contas fictícias, com saldos enormes, muito maior que o próprio banco valia. A dívida da empresa girava em torno de 5,36 bilhões de reais. Além disso, Marcos Magalhães Pinto e mais 32 pessoas, foram acusadas de fraude.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile