Grande companhia aérea que faliu e deixou saudades
Uma das companhias mais queridas do Brasil, teve sua falência oficializada em 2019. A Avianca Brasil realizou seu último voo em 24 de maio daquele ano. Ela ainda tentou se reerguer através do pedido de recuperação judicial, feito em 10 dezembro de 2018, mas não foi para frente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os problemas da empresa eram desde 2010, quando eles deixaram de ser Oceanir, para passar a se chamar Avianca Brasil. Nessa época, 13 aviões da companhia haviam sido pedidos de volta pelos seus donos. A maioria das companhias alugam seus aviões e essa estava devendo pagamentos.
Foi em dezembro de 2018 que a frota da Avianca tinha 53 aviões registrados para voar, mas fechou o ano com apenas 47 unidades. Já no primeiro semestre de 2019, a empresa então perdeu quase todas suas aeronaves restantes e assim, acabou tendo suas operações encerradas pela justiça.
E O QUE ACONTECEU COM OS AVIÕES?
Pois bem, a Latam e a Azul adquiriram com 10 aviões cada. A primeira, pegou os Airbus A320-200, já a segunda, todos do modelo A320 Neo. Hoje, cada uma das companhias têm 14 aviões em sua frota que eram da Avianca Brasil. Já os funcionários, ficaram desempregados e alguns clientes ficaram com medo de calote.
OUTRA COMPANHIA QUE FALIU
Hoje você deve conhecer a Latam, Azul e Gol como principais companhias aéreas que operam em solo brasileiro. Mas, ao longo da história da aviação no país, muitas outras passaram por aqui. E hoje falaremos de uma companhia aérea que foi queridinha.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Será encerrada em novembro”: Bradesco acaba de confirmar fechamento de agência popular e convoca substituto
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Encerramento: Santander decreta fechamento de agência gigantesca e comunicado é emitido às pressas
Fundada em 1955, como o nome de Sadia Transportes Aéreos, a companhia aérea que viria a se chamar TransBrasil, surgiu como uma empresa que tinha o foco em transportar carne fresca de Santa Catarina para São Paulo. Mas, o sucesso foi tanto, que em 1961, a companhia resolveu alçar voos ainda maiores comprando a Transportes Aéreos Salvador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E foi em 1973, que a companhia passou a s chamar TransBrasil. E até a década de 1980, ela foi uma das queridinhas do cenário nacional. Foi nesse período que o país enfrentou uma grande crise e o presidente da empresa, Omar Fontana, acabou brigando com o governo e sofreu uma intervenção federal.