Fabricante gigante, rival da Honda, não conseguiu lidar com a concorrência e teve triste falência após mais de 1 década
Fundada em 1948, a Honda tornou-se uma das maiores fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo. Ao longo dos anos, a marca precisou lidar com concorrentes a altura, mas nem todos chegaram até o ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tarefa de manter as empresas no mercado durante anos nem sempre é fácil, como foi o caso de uma fábrica gigante, que após mais de uma década precisou lidar com o encerramento.
Nesta segunda-feira, 19, iremos relembrar o fim vergonhoso de uma fábrica gigante, rival da Honda, e até os funcionários no olho da rua após a quebra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Fábrica Brasileira de Motos, também conhecida como Fábrica Brasileira de Motocicletas. Fundada em 1973, a FBM tinha sede em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, segundo o cana do YouTube, Revista Motolama.
Fundada pelos empresários uruguaios Angel Jacobo Falkas Guelman e Armando Hugo Secco, a fábrica iniciou em um pequeno galpão fabricando motos simples off-road e ciclomotores em parceria com a argentina Zanella.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em pouco tempo, a marca ganhou destaque no mercado brasileiro, principalmente pelo lançamento de uma off-road, chamada FBM 125 Rallye no ano de 1979.
No começo dos anos 80, lançou mais 2 modelos similares aos da linha Rallye, nas versões 125 e 20 cc. Porém, em 1983, passou a lidar com a concorrência da Honda e Yamaha.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência de montadoras de motos tão popular quanto a Honda chega como bomba a motociclistas em país
● Falência e ordem de despejo: 2 varejistas populares dos shoppings Center Norte e +1 gigante vivem terror
● De queridinha dos Shoppings a rival do Assaí: 2 gigantes do Brasil enfrentam falência em 2024
Em 1984, a empresa firmou parceria parceria tecnológica e operacional com a MZ (Motorradwerke Zschopau) e a IFA (Industrieverband Fahrzeugbau) ,da então Alemanha Oriental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MODELOS
Por conta da alta concorrência no mercado de baixa cilindrada, a FBM decidiu descontinuar os modelos de 125 cc e focou na fabricação de motos de cilindrada mais alta.
Em 1986, a FBM altera seu nome social para MZ Simson do Brasil. Na mesma época, a fabricante lançou a MZ 250 RSJ e viu o seu grande sucesso.
Foram fabricadas 11.840 unidades entre março de 1984 e 1987, sendo muitas delas hoje disputadas por colecionadores. Veja alguns modelos produzidos pela marca:
- FBM 125 Passeio
- FBM 125 Rallye
- MR 125 Rallye
- 200 Rallye
- Kapra 125 TR
- Kapra 200 TRS
- MZ 250RS
- MZ 250RSJ
PROBLEMAS
No entanto, na década dos anos 80, a rival da Honda passou a lidar com problemas financeiros devido a instabilidade econômica no Brasil.
Na época, a fábrica teve dificuldades financeiras e falhas no acordo entre a matriz e subsidiária nacional.
No dia 30 de setembro de 1987, a MZ Simson teve a sua falência. A MZ alemã entrou em crise financeira pós-reunificação e em 1996 foi comprada por um grupo da Malásia.
Por fim, mesmo após de diversas alternativas, a MZ alemã fechou definitivamente as portas em 2009 e funcionários perderam seus empregos.
QUAL É A MOTO MAIS PROCURADA NO BRASIL DA HONDA?
Como havíamos mencionado, a Honda tornou-se uma das principais fabricantes de moto do mundo. A motocicleta é um dos veículos mais procurados pelos brasileiros devido aos preços mais acessíveis e a facilidade na locomoção nas cidades grandes.
Desse modo, grandes marcas se destacam no mercado, como a Honda. De acordo com o portal UOL, o modelo mais procurado da marca no Brasil é a Honda CG 160.