300 bilhões: A falência de gigante confirmada ao mesmo tempo no JN, Record e Band
A falência de uma gigante imobiliária chinesa foi decretada pela Justiça por causa da maior dívida do setor imobiliário do mundo e foi anunciado pelo JN, Record e Band.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Jornal Nacional, foi evidenciado que a empresa, a Evergrande, símbolo da economia chinesa, teve sua falência decretada pela justiça de Hong Kong.
De acordo com o Jornal da Globo, a Justiça entendeu que a gigante do setor imobiliário e de construção não foi capaz de oferecer um plano de reestruturação concreto mais de dois anos após um calote da dívida de mais US$ 300 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, a Record corroborou com a notícia mostrando que empresa acumulava uma dívida equivalente a quase R$ 1,5 trilhão. As ações da incorporadora caíram 21%. A decisão foi feita após ela não apresentar um planejamento para reestruturação financeira.
A Band noticiou no Jornal da Band que a Evergrande tinha mais de 300 bilhões de dólares de dívida total, feita nos últimos dois anos. A imobiliária assinava projetos de construção em 280 cidades, além de trabalhar com veículos elétricos, ter uma empresa de mídia e até um parque de diversões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos meses de sua crise, a empresa perdeu 90% de valor de mercado, mesmo sendo considerada o 122º maior conglomerado do mundo em 2021. De acordo com a Band, em meio a falência, as ações da empresa fundada em 1996 caíram 21% na bolsa de valores chinesa.
Para quem não sabe, a Evergrande foi uma incorporadora imobiliária fundada em 1996 na cidade de Guangzhou, na China, por Xu Jiayin, que já foi considerado o homem mais rico do país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior motivo da crise na Evergrande ?
A dívida alta da empresa aconteceu por causa dos juros acima da capacidade de pagamento. A crise da empresa foi concomitante à crise no setor imobiliário na China, com restrições adotadas pelo governo chinês.