Marca de eletrodomésticos tem falência decretada com faturamento bilionário
Rede gigantesca do setor dos eletrodomésticos, concorrente direto da Electrolux, tem falência urgente decretada, após anos no mercado e faturamento bilionário, deixando milhões de clientes e funcionários desamparados.
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Portanto, estamos falando da Mabe Brasil, que era uma subsidiária brasileira da empresa mexicana de linha branca de eletrodomésticos Mabe.
A marca já foi considerada a queridinha dos brasileiros durante os anos 2000. De acordo com a Wikipédia, a Mabe Brasil foi produtora das marcas General Eletric, CCE e Dako no território nacional.
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Além disso, a mesma chegou a registrar um faturamento de cerca de R$1,2 bilhão em 2007, quando a empresa possuía 17% do mercado nacional de linha branca.
Vale ressaltar que a rede surgiu com a aquisição do negócio de refrigeração da CCE em 2003 e a fusão com partes da produtora de fogões Dako (General Electric/Mabe) em 2004. Em 2003, com a aquisição da Kronen Argentina, foi criada a Mabe Argentina que junto com a Mabe Brasil formou a Mabe Mercosul.
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Em 2009 a Mabe adquiriu a BSH-Continental (Bosch), com o intuito de aumentar seu espaço entre os consumidores. Em maio de 2008 a General Electric confirmou a intenção de vender o ramo de negócio GE Appliances.
No entanto, em maio de 2013 a Mabe Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. A medida foi tomada devido a problemas de liquidez.
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A intenção da empresa seria reestruturar sua operação, tornar-se viável no Brasil. Inicialmente a Mabe informou que a operação no Brasil iria continuar e os serviços de pós-venda, como o SAC e a rede de assistência técnica, continuariam em operação normal.
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Contudo, o pedido de recuperação judicial foi aceito pela 2ª Vara Cível de Hortolândia, São Paulo. No Brasil, depois da recuperação judicial de 2013 e em 2016, a Mabe pediu falência que foi decretada pela Justiça de São Paulo.
Qual é a maior varejista que atua no Brasil?
Segundo o portal da Forbes, o Carrefour (CRFB3) é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A pesquisa, que analisou as 300 maiores varejistas do país, também indicou que 173 delas faturaram mais que R$ 1 bilhão, 17 mais que em 2021.