A falência de rede de drogarias que era a maior rival da Drogasil
Uma das grandes redes de drogarias, que era uma das principais rivais da Raia e Drogasil, está enfrentando uma forte crise financeira, beirando a falência e está fechando dezenas de unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa que já figurou entre as 20 de maior faturamento do setor, a Bifarma viu sua receita cair em mais de 66% e hoje encara um processo de recuperação judicial.
Fundada em 1986, a rede de drogarias atingiu a marca de 250 lojas espalhadas em 50 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais, sendo o seu ápice.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa época, a Bifarma estava com um faturamento de quase 500 milhões de reais, batendo de frente com grandes nomes com a Raia e a Drogasil, a colocando em 19° lugar do ranking de maior do varejo farmacêutico do Brasil.
Porém, no final de 2021 e início de 2022, a empresa viu sua receita bruta cair para menos de 170 milhões de reais, e diante dessa situação, a 2° Vara de Caieiras do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo oficializou o pedido de recuperação judicial.
A rede diz que além das crises econômicas que atingem o país, causando uma instabilidade no mercado, o que também a fez chegar nessa situação foi a redução de prazos de pagamento das mercadorias pelos fornecedores, diminuindo o fluxo de compras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, a Bifarma não conseguiu obter crédito e acabou não fazendo os pagamentos nas datas previstas e isso gerou o fechamento de grande parte de suas lojas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como já dito, em 2021 a franquia tinha 250 lojas espalhadas, mas hoje, após toda essa crise, apenas 31 estabelecimentos estão com as portas abertas, por tanto, mais de 200 se fecharam.
Quando a Raia foi fundada?
A drogaria Raia, uma das mais conhecidas dos brasileiros, foi fundada em 1905.