FALIU
Queridinha, popular no Brasil e aclamada: A falência de rival da Uber após sucumbir a crise
11/08/2024 às 22h00
Gigante e aclamada rival da Uber, teve a falência decretada após se afundar em crise e teve que deixar o mercado, seus clientes e toda a sua trajetória para trás
Uma aclamada rival da Uber, que estava consolidada no mercado e tinha várias clientes espalhados pelo Brasil, teve que decretar falência em meio a um endividamento. Vale destacar, que o mercado dela era um dos que tiveram maior crescimento no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, após a fase de novidade passar, a empresa acabou perdendo ganhos e isso fez com que ela encerrasse suas operações poucos anos depois de sua fundação. Em seu auge, ela até chegou a tocar o terror na Uber, afinal, estava ganhando os clientes da gigante.
Estamos falando da grandiosa Vela, que foi uma aclamada empresa brasileira pioneira na fabricação de bicicletas elétricas. De acordo com o site Exame, a gigante declarou falência em 19 de janeiro de 2024 e anunciou o encerramento de suas operações. Na ocasião, a notícia pegou muitos clientes de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, a empresa procurou não atrapalhar a vida de nenhum cliente. Quem já havia comprado com a gigante, antes dela declarar falência, recebeu um comunicado que seus produtos seriam entregues normalmente. Mas, para futuros clientes, a notícia foi ruim, uma vez que a partir daquele momento, a empresa não comercializava mais nada.
De acordo com o Exame, o motivo da Vela chegar ao fim, foi o fato dela ter que lidar com a elevada carga tributária enfrentada pelo setor de mobilidade elétrica no Brasil. Além disso, o mercado, que um dia foi muito promissor, acabou perdendo força e isso gerou uma crise na gigante. Como resultado, ela encerrou suas operações no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TRAJETÓRIA
A Vela surgiu em 2012, graças a uma iniciativa do empreendedor Victor Hugo Cruz, logo após terminar a faculdade de Engenharia Mecânica. Ele entendeu que passava muito tempo no trânsito e viu na bicicleta uma saída. Isso deu uma ideia de negócio e assim nasceu a gigante. Ela tinha um variado portifólio de opções e enquanto esteve no mercado, se destacou por seus ótimos produtos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava folga de 180 dias sem desconto em 2025
Vale destacar que ela foi uma boa concorrente da Uber, afinal, trechos curtos era mais vantajoso fazer de bicicleta elétrica, do que perder tempo no trânsito dentro do carro. As ciclovias tornaram a mobilidade das bikes mais eficiente.
QUANTOS MOTORISTAS TEM A UBER NO BRASIL?
Até 2022, a Uber tinha um pouco mais que 500 mil motoristas, conforme informações do Folha de São Paulo. Esse número hoje, de acordo com o Valor Econômico está entre 500 e 700 mil.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]