REVIRAVOLTA
Falência, despejo e demolição: O fim de shopping de SP e novo rival gigantesco e querido em seu lugar
08/05/2024 às 12h36
O adeus de estabelecimento muito amado na cidade e a abertura de um rival gigantesco no mesmo lugar
São Paulo é conhecida por ser um dos maiores centros comerciais do Brasil. Aliás, a maior metrópole da América Latina abriga também os maiores shoppings. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de um estabelecimento do ramo em 2002, que acabou tendo um fim decadente e viu um rival se apossar do local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito da falência do Shopping Center Matarazzo. De acordo com informações do Estadão, ele foi um pequeno centro comercial localizado no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo. Foi inaugurado em outubro de 1975 e pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo.
Ele foi construído originalmente como um strip center, sendo um supermercado com uma faixa de lojas em anexo. Suas principais atrações para os moradores da região eram o supermercado Jumbo Eletro e o restaurante da rede McDonald’s, que ficava localizado no estacionamento externo, do estabelecimento comercial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, em meados de 1991, quando aconteceu a inauguração do Shopping West Plaza na mesma região, o Shopping Matarazzo passou por algumas reformulações. Devido a uma disputa interna entre a família Matarazzo e o Grupo Pão de Açúcar (então dono do supermercado Jumbo Eletro), a loja âncora foi fechada.
Dessa forma, ela acabou sendo substituída pelo supermercado Cândia (cuja loja foi posteriormente vendida para a rede de supermercados Sonda). Apesar das muitas tentativas de recuperar o movimento do local, o shopping foi a leilão em 1997 devido às dívidas, sendo arrematado pelo grupo gaúcho Zaffari por R$ 18,5 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da venda, o shopping seguiu funcionando normalmente no local pelos próximos cinco anos. Em 2002, o Sonda brigava na justiça devido a uma ordem de despejo expedida pelos novos donos, exigindo que a loja do supermercado que ficava no local fosse fechada. Assim, começou o triste fim do empreendimento.
Após a resolução deste impasse, o shopping finalmente foi fechado e demolido, dando início as obras do Bourbon Shopping São Paulo, que foi inaugurado no mesmo terreno em março de 2008. Atualmente, ele é um dos melhores estabelecimentos do ramo na capital paulista e chegou a vencer uma importante premiação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Qual o maior shopping do mundo?
Segundo informações do portal IE, o Dubai Mall é o maior shopping do mundo, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de Dubai.
Dessa forma, seu tamanho chamou atenção do varejo mundial, por ser o mais completo e maior shopping center do mundo construído até hoje.
Com isso, o Dubai Mall conta com 500 mil metros quadrados, equivale a 50 quadras de futebol, por isso é impossível visitar tudo em apenas 1 dia.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]