Tudo sobre o fim de um supermercado amado que acabou sendo extinto pelo rival Pão de Açúcar
A falência de uma grande empresa sempre acaba causando um verdadeiro impacto, seja econômico, seja social. Quando falamos sobre as redes de supermercados, então, o assunto dá sempre muito o que falar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, hoje vocês irão relembrar tudo sobre o adeus de supermercado, com mais de 36 lojas, que foi extinta pelo rival Pão de Açúcar pegando todos os seus clientes de surpresa.
Estamos falando dos Supermercados Peg-Pag S.A. É importante falar que mais conhecida apenas como Peg-Pag, o empresa foi uma rede de supermercados de São Paulo, o primeiro da cidade, inaugurado em 1954.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, foi um dos nomes mais conhecidos do ramo até 1978, quando foi incorporado pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA). Apesar de existirem outros supermercados com esse nome, estes não tem relação com o original. Segundo o varejoemdia, a rede “inovou o supermercado no Brasil”. As informações são da Wikipédia.
Na época, o estabelecimento era uma completa novidade para a população, afinal, todo mundo queria ver aquele lugar onde o próprio consumidor pegava as mercadorias. Porém, em 1960, o Grupo Pão de Açúcar simplesmente passou a ser um concorrente de grande peso. Fazendo com que o Peg Pag reforçasse toda a sua estrutura em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os anos de 1967 e 1970, o supermercado abriu cerca de 11 lojas e foram instalados circuitos internos de televisão nas lojas para promoção de mercadorias, o que naquela época, era inédito no Brasil.
Sendo assim, até o ano de 1978, Peg Pag foi um dos nomes mais conhecidos do ramo, como dito acima. Porém, naquele ano entraram em falência e foram arrematados pelo Grupo Pão de Açúcar. E no caso, a aquisição foi estimada em 250 milhões de cruzeiros, segundo informações do site ‘Varejo em Dia’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
● Dívida de R$2,1BI e falência arrasadora: Banco tão popular quanto Santander tem portas lacradas após 50 anos
Algumas curiosidades sobre a empresa é que a rede de supermercados é citada pelo cantor e roqueiro Raul Seixas por duas vezes em sua carreira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Raul cita pela primeira vez a rede na música Gîtâ, do álbum Gita lançado no ano de 1974. Na música, a rede é citada no verso “Eu sou a dona de casa. Nos pegue-pagues do mundo”.
A segunda citação ocorre na canção “É fim do Mês”, presente no álbum Novo Aeon de 1975 no verso “eu já paguei o peg-pag, meu pecado”.
Qual é a diferença de falência e Recuperação Judicial?
Segundo a Lei 11.101/05, a recuperação judicial é a reorganização financeira da empresa que esteja passando por uma crise, mas que ainda tem condições de se manter em funcionamento. Já a falência é a sua liquidação.