FIM DE UMA ERA HISTÓRICA!
A falência decadente de companhia aérea rival da Latam e funcionários no olho da rua
27/09/2024 às 6h00
Demissão em massa e abandono de aeronaves marcou o fim de uma das maiores companhias aéreas brasileiras, vista como rival da atual Latam
As companhias aéreas brasileiras, no geral, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país.
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Afinal de contas, além de conectar as diversas regiões no Brasil e no mundo, elas impulsionam o turismo, geram empregos e contribuem para uma integração nacional.
Diante de tamanha importância é até difícil conceber que as mesmas possam sucumbir às inúmeras crises e até mesmo falências.
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Mas, por mais inimaginável que isso seja, não apenas é comum como existem muitos casos desse tipo de incidência.
Caso VASP
Você pode não se lembrar, mas na década de 90, uma grande companhia aérea se destacava nos principais aeroportos do país.
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Vista como uma forte rival da antiga TAM, atual LATAM*, a mesma foi um dos maiores coqueluches em aviação na época.
Trata-se da Viação Aérea São Paulo, a famosa VASP, fundada em 1933 por um grupo de empresários paulistas.
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De acordo com o portal Exame, ela dominou o mercado por grande parte do século passado. No entanto, a empresa chegou a enfrentar “altos e baixos” desde o inicio.
A nível de curiosidade, a LATAM é fruto de uma fusão da TAM com outra companhia aérea, a LAN, mas isso já é uma outra história. Mas, se quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui*
Venda e escândalo
No ano de 1935, o poder estadual acabou comprando 91,6% das ações da empresa, tornando a VASP uma estatal, alcunha que manteve até os anos 90, quando o então governador Orestes Quércia optou pela privatização da empresa.
O processo todo foi politicamente registrado, porém, uma CPI investigou irregularidades na privatização.
O que envolveu o baixo valuation da empresa e um investimento milionário que o governo fez pouco antes de executar sua venda.
Defasagem
Fora isso, a idade avançada de parte da frota da VASP tornou-se um desafio logístico e financeiro.
Isso porque manter aeronaves antigas exigia investimentos significativos em manutenção, o que acabou tornando sua manutenção insustentável.
Diante de todas as dificuldades financeiras que a empresa começou a enfrentar, a situação foi ficando cada vez mais delicada para a companhia.
Isso sem dizer no aumento da concorrência no setor da aviação que também impactou a VASP. Em 2004, vários aviões foram impedidos de voar devido às irregularidades.
Demissões e falência
Na mesma época a VASP deixou cerca de 850 funcionários na rua. A chegada de empresas estrangeiras e o crescimento de outras companhias nacionais tornaram o mercado mais competitivo, o que aumentou ainda mais as dificuldades enfrentadas pela Vasp.
No ano de 2005, a Vasp suspendeu suas operações de voos regulares e entrou em processo de recuperação judicial.
Apesar das tentativas de reerguimento, a empresa não conseguiu superar suas dificuldades financeiras e, no dia 8 de setembro de 2008, teve sua falência decretada pela Justiça.
Ainda de acordo com o portal Exame, atualmente a massa falida da companhia aérea processa a União em R$ 95 bilhões, alegando que políticas aplicadas pela administração federal provocaram uma defasagem nas tarifas praticadas pela empresa.
Na época, o governo tabelava as tarifas das cias aéreas que tinham concessão de serviço público.
O que aconteceu com as aeronaves da VASP?
Atualmente, as aeronaves abandonadas da companhia ou foram cortadas para serem vendidas como sucata, ou estão expostas, como artigos nostálgicos.
Como é o caso do Boeing 737 que está no teto de um shopping em Contagem (MG) e de 2 aviões do mesmo modelo que foram restaurados e ficam em Araraquara para eventos e gravações
Com isso, a Vasp encerrou suas atividades como uma das pioneiras e mais emblemáticas companhias aéreas do Brasil.
Ao procurar declarações dadas pela empresa, nada foi encontrado, somente as informações contidas pela fonte EXAME.
Conclusões finais:
De fato, a falência da Vasp é um caso emblemático que serve como alerta para os desafios enfrentados pelo setor aéreo brasileiro.
Fora isso, a história da Vasp nos mostra a importância de uma gestão responsável e de políticas públicas adequadas para garantir a sustentabilidade das empresas aéreas e o desenvolvimento do setor.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.