BOMBA

A falência decadente de rival da Toyota após anos no Brasil e motoristas chorando no banho

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A falência de montadora de carros populares, rival da Toyota - Foto: Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma grande rival da Toyota precisou fechar as portas no Brasil. A montadora teve uma falência decadente e os motoristas sofreram com a situação

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar a falência de um grande empreendimento.

Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito da falência decadente de um rival da Toyota, após anos no Brasil. A notícia deixou os motoristas chorando no banho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da Chrysler do Brasil. A empresa foi uma divisão da americana Chrysler Corporation (atual Stellantis North America), que operou no Brasil entre 1967 e 1981.

A montadora produziu automóveis de origem americana (Chrysler, Dodge e Plymouth) e francesa, oriundos da Simca do Brasil, depois que esta foi adquirida pelo Grupo Chrysler e extinta em 1967.

Adeus da rival da Toyota

Segundo a Wikipédia, a empresa via no Brasil uma grande oportunidade para a expansão de seus negócios. Para entrar no mercado brasileiro, a solução encontrada foi a aquisição da Simca do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que a divisão da francesa Simca tiveram sua propriedade e direitos adquiridos, a nível mundial, pela Chrysler Corporation. O que acabou contribuindo foi a crise enfrentada pela filial brasileira.

Em 1967, a Chrysler americana enviou ao Brasil o executivo Eugene Cafiero para assumir as operações da Simca do Brasil. De início, todos os modelos Simca continuaram em produção.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, tiveram sua marca alterada para a empresa americana. A Chrysler do Brasil, contudo, aplicou diversas modificações aos veículos, e promoveu alguns ajustes mecânicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a rápida ascensão de uma imagem de qualidade e durabilidade, a Chrysler do Brasil lançou vários modelos. Entretanto, a empresa foi ao declínio.

Em 1980, a Volkswagen do Brasil adquiriu todas as ações da Chrysler do Brasil, desligando o controle americano sobre a filial brasileira. Assim, em 1981 a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades.

Considerações finais:

Uma rival da Toyota não aguentou a pressão e fechou as portas no Brasil. Aliás, a falência da montadora até os dias de hoje repercute entre os motoristas. Estamos falando sobre o encerramento das atividades da Chrysler do Brasil.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile