ADEUS
Fim de uma era: A falência decretada de empresa gigantesca dos shoppings após mais de 100 anos
09/03/2024 às 11h15
O fim de uma empresa gigantesca dos shoppings após falência decretada
Decretar falência e fechar às portas, sem dúvidas, é o ponto que nenhuma empresa deseja chegar. Mas, infelizmente, alguns negócios acabam não suportando a forte concorrência do mercado, como foi o caso de uma gigantesca dos shoppings que acabou sucumbindo a crise e chegou ao fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pedido de falência havia sido apresentado pela própria empresa, no âmbito de seu processo de recuperação judicial. Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Metrópoles’, a varejista havia reconhecido que não tinha condições de arcar com suas dívidas. Dessa forma, a justiça decretou o fim do negócio após mais de 100 anos.
Para quem não sabe, estamos falando da Saraiva, que teve a falência decretada pela justiça, no dia 6 de outubro de 2023. Assim, o pedido foi feito pela própria empresa, que já teve a maior rede de livrarias do país, em meio ao processo de recuperação judicial, devido a uma dívida de R$ 675 milhões com mais de mil credores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A recuperação judicial é um processo que permite às organizações renegociarem suas dívidas, evitando o encerramento das atividades, demissões ou falta de pagamento aos funcionários. Dessa forma, a recuperação judicial é uma tentativa de evitar a falência, o que não funcionou no caso da Saraiva.
O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho indicou na decisão de falência que foi descumprido o plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores. Assim, a rede anunciou o fechamento de suas lojas físicas e a demissão de todos os funcionários, mantendo sua operação somente online.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falência da Saraiva representou o fechamento em massa de suas lojas físicas. Em 2018, quando tinha 85 lojas em 17 estados brasileiros, ela entrou com o pedido de recuperação judicial. Dessa forma, fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca, no centro paulista, teve a falência decretada em outubro de 2023.
Como foi o encerramento das lojas da Saraiva?
A Saraiva, tinha muitas lojas espalhadas pelos shoppings no país, e considerada uma gigante entre as lojas. E quando entrou em recuperação judicial em 2018, iniciou também o processo de fechamento de suas lojas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Em 2018, a Saraiva fechou 22 lojas. Assim, em julho de 2022, ela fechou mais sete lojas: Shopping Osasco (SP), Shopping Vila Velha (ES), Shopping Belém (PA), Shopping ABC Plaza (SP), Shopping Norte (RJ), Shopping Juiz de Fora (MG) e Shopping Passeio das Águas (GO). Posteriormente ela fechou o que restava e assim teve a falência decretada.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]