TRISTE FIM
“Dívida de 300 bilhões: O anúncio de Renata no JN com maior falência de 2024 com fim de gigante do futebol
09/06/2024 às 21h30
No JN, Renata Vasconcellos expôs falência de gigante que afetou time de futebol
A falência de uma gigante empresas exposta por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional afetou até mesmo um time gigantesco de futebol. Ele era implacável, até essa gigante ruir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 29 de janeiro de 2024, Renata Vasconcellos usou o espaço do Jornal Nacional para confirmar a falência da Evergrande, que foi uma gigante incorporadora chinesa considerada a segunda maior empresa imobiliária da China.
Renata Vasconcellos expôs na ocasião o tamanho da dívida da gigante: “A Justiça de Hong Kong decretou a falência de um dos símbolos do crescimento chinês. A Evergrande já foi a incorporadora imobiliária com o maior valor de mercado do planeta – com obras em 280 cidades da China. Hoje, acumula dívidas de US$ 300 bilhões“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece, que a queda dessa empresa não afetou apenas o mercado imobiliário na China, como também o futebol no país. Conforme informações do UOL, a queda dessa gigante chinesa afetou o Guangzhou Evergrande, que era de propriedade da empresa.
O QUE ACONTECEU?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Teve uma época que a China resolveu se tornar uma potência no futebol mundial e para isso, investiu pesado no setor. Grandes empresas como a Evergrande passaram a patrocinar times locais.
A Evergrande era dona do Guangzhou e investiu pesado na equipe. Nos anos que a empresa estava bem, o Guangzhou venceu sete edições consecutivas do Campeonato Chinês e duas Liga dos Campeões da Ásia na década passada. Nenhum time na China conseguia bater o gigante.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 8,4M e falência: O FIM de rede de supermercados tão popular quanto o Carrefour em 2024
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
A queda veio após o governo chinês mudar os moldes do futebol no país. Isso fez com que os super salários fossem extintos, assim, o esporte no país já não tinha tanto apelo. As empresas não podiam mais ter seus nomes veiculados aos clubes.
Isso fez com que o Guangzhou Evergrande se transformasse em Guangzhou FC. Mas, a empresa ainda é dona da equipe. Nesse tempo, a Evergrande também passou a declinar e começou a ficar endividada, e agora até falência teve que lidar.
Sem investimento da Evergrande, o Guangzhou caiu para a segunda divisão em 2022, e em 2023 não conseguiu acesso. Atualmente ele é um time sem expressão. De um gigante, ele se tornou um time de segunda divisão. Vale destacar que o time teve grandes nomes, como Paulinho. Hoje o time é retrato de uma empresa que decretou falência.
O QUE ACONTECEU COM O FUTEBOL CHINÊS?
A China mudou de ideia sobre transformar o país em uma potência no futebol, sendo assim, não permitiu que as empresas colocassem seus nomes nas equipes. Os super patrocínios foram caindo e hoje nenhum grande nome quer ir jogar no futebol chinês.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]