A falência devastadora de uma das maiores varejistas, presentes em todos os shoppings do país, após mais de 100 anos de história e o choro inconsolável dos clientes
Ainda no ano de 2023, uma das maiores e mais queridas varejistas, presente na maioria dos shoppings do Brasil, acabou tendo a sua falência decretada após mais de 100 anos de história. Estamos falando da saudosa e marcante Livraria Saraiva, uma das mais tradicionais Mega Store que até hoje faz muitos clientes chorarem de saudade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme divulgado pelo G1, no dia 04 de outubro de 2023, ela chegou a pedir pela sua auto–falência, Porém, no dia 9 daquele mesmo mês, a Justiça acabou decretando de forma definitiva a sua falência, como podem ver através desse link*.
Vale destacar que esse pedido foi feito pela própria empresa, dentro do processo de recuperação judicial, por conta de uma dívida milionário na casa dos R$ 675 milhões. Na decisão, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho reconheceu o: “descumprimento do plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a falida e a apresentação da relação de credores”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por dentro da falência
Ainda de acordo com o magistrado, embora formulado o pedido de auto-falência, com a apresentação devida dos documentos exigidos pelo artigo 105, da Lei 11.101/2005 e o cumprimento dos demais requisitos legais, nos autos já havia a notícia de descumprimento do plano.
Sendo assim, é o que determina, independentemente da vontade das devedoras, por força do artigo 73, IV, a “convolação da recuperação em falência”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pra quem não sabe, conforme a lei brasileira, o pedido de falência pode vir tanto de credores e acionistas quanto da própria empresa devedora, o que pode ser chamado, nesse último caso, de “pedido de autofalência”.
Como até já dissemos em matérias anteriores, a Saraiva entrou com um pedido de autofalência após admitir sua própria insolvência* , em um período que se arrastou por cinco anos em recuperação judicial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
(*Estado do devedor que não é comerciante e se encontra sem recursos, financeiros ou patrimoniais, para saldar as obrigações contraídas; inadimplência)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um comunicado oficial divulgado ao mercado, na época, a empresa informou que o pedido foi protocolado nos autos do processo de recuperação judicial, na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foto Central da Comarca da Capital do Estado de São Paulo.
A companhia também afirmou por meio de nota que que a RSM Brasil Auditores Independentes não prestaria mais serviços de auditoria à ela.
Essa decisão também veio pouco tempo depois de o então presidente e diretor de relações com investidores da companhia, Jorge Saraiva Neto, e do vice-presidente Oscar Pessoa Filho terem renunciado aos seus cargos, no dia 22 de setembro, como podem ver através desse link*
Como ficou a situação dos funcionários da Saraiva?
De acordo com o portal CNN, com os fechamentos das lojas presenciais da Livraria Saraiva, todos os funcionários acabaram sendo demitidos.
Vale mencionar que até a semana do dia 21 de setembro de 2023, a Saraiva tinha apenas quatro lojas abertas no Estado de São Paulo, na Praça da Sé, a segunda inaugurada pela empresa, ainda nos anos 1970, no Shopping Aricanduva, em Jundiaí e em Ribeirão Preto e uma em Campo Grande (MS).
Nas redes sociais, consumidores lamentaram o fechamento de suas lojas. Em seu perfil oficial, ela deixou de ser Saraiva apenas e passou a ser Saraiva Online, bem como Editora Saraiva, como podem ver na imagem abaixo:
Para muitos, a falência da Livraria foi uma das mais marcantes, afinal estamos falando de uma empresa que está há 100 anos no mercado, marcou gerações e faz parte da vida de milhares de brasileiros.
Podemos dizer também que ela fazia parte dos pilares que contribuíam para a cultura do nosso país, uma vez que promovia não somente a venda de livros como eventos culturais entre outros fatos memoráveis, como podem ver no vídeo abaixo: