Reviravoltas marcam a reta final de A Favorita.
Uma das principais características de uma obra de João Emanuel Carneiro são as reviravoltas e em A Favorita não seria diferente. Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), assim como durante todo o folhetim estarão envolvidas em todas as fortes emoções da reta final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Morte, prisão e revanche vão movimentar os últimos capítulos da novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo. O primeiro a demonstrar que vai ser vira-casaca será Silveirinha (Ary Fontoura). O ex-mordomo vai dar uma rasteira em Flora e ajudará Donatela.
O mordomo, em busca de redenção, acabará ajudando Donatela a se livrar das acusações falsas de assassinato. Ele também será responsável por uma reviravolta na reta final de A Favorita ao contar toda a verdade sobre o passado de Halley (Cauã Reymond).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, o personagem de Ary Fontoura foi o responsável por sequestrá-lo quando bebê e entregá-lo para Cilene (Elizangela), com o nome de Mateus. Mas o vira-casaca acontecerá durante a festa de casamento de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Donatela.
O mordomo verá a vilã disfarçada como garçonete e resolverá segui-la para descobrir qual será a próxima armação dela. O personagem de Ary Fontoura acompanhará a assassina até um caminhão de serviços, onde ela estará preparando gelo para a festa em A Favorita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flora soltará o bichos ao ser abordada por Silveirinha, que dirá que vai impedi-la de fazer qualquer mal a Donatela. Com uma faca na mão, ela partirá para cima do mordomo.
VAI ESCAPAR DA MORTE
“Que que é? Vai entrar pro convento dos monges beneditinos ou será que você vai entrar pro convento das carmelitas descalças?”, ironizará a personagem de Patricia Pillar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, ela vai atacar o antigo aliado com a faca, avisando que não o deixará escapar. Flora conseguirá enfiar a faca na barriga dele e dominá-lo no chão. “Calma, Silveirinha, eu prometo que não vai doer nada”, vai disparar a megera, prestes a dar o segundo golpe.
Neste momento, uma supervisora do buffet chamará por Flora, e ela precisará deixar o mordomo agonizando ali no chão. Em seguida, ele surgirá fazendo curativo junto a Pedro (Genézio de Barros) e Copolla (Tarcísio Meira), relatando o encontro com a víbora e preocupado com os próximos passos.
DESFECHO TRÁGICO DE DODI
Flora viverá um duelo de vilões com Dodi (Murilo Benício), e o canalha de A Favorita será morto pela loira. O pilantra tentará extorquir a ex-parceira para ter a chance de fugir do país depois de sair da prisão. A megera, porém, vai se negar a dar dinheiro para o picareta, que fará Donatela refém após caçá-la pelos quatro cantos.
Furiosa, a personagem de Patricia Pillar atirará no homem na frente da rival. Antes de morrer, entretanto, Dodi ainda vai encurralar a aliada. Sem entender por que Flora estará na paz com Donatela, o malvado alertará a comparsa de que a mocinha vai estar armando contra ela com a ajuda de Silveirinha.
Mesmo assim, ele acabará no alvo da Flora. “Que pena Dodi, você consegue errar sempre. […] Nem por acaso você acerta”, vai disparar a víbora, eliminando o pilantra. Após a morte, Dodi ainda vai dar um jeito de ferrar com a vilã mesmo sem saber.
É que Silveirinha bolará um plano com Donatela, sugerindo que Flora enterre o corpo do malvado no rancho para poder chamar a polícia e encontrar a prova do crime.
ACERTO DE CONTAS
Flora e Donatela vão ficar frente a frente pela primeira vez depois de muito tempo e o encontro será muito tenso. Só que a personagem vivida por Claudia Raia vai sofrer nas mãos da loira, que mandará seus capangas procurá-la em toda parte.
Num desses momentos, ela terá de pular de uma ribanceira para escapar da polícia, colocando a vida em risco em A Favorita. Depois disso, Donatela que já estará preparada para fugir do país, irá até o rancho e enganará Flora, se fazendo de boazinha e até a chamando de irmã.
Ela convencerá a megera dizendo que mudou e que quer ficar junto dela para sempre, chegando a pedir que as duas retomem a dupla e façam um show. Com elas já caracterizadas de Faísca e Espoleta, no palco de um teatro vazio e escuro, Donatela colocará seu plano em prática.
Ela começará a ofender a falsa amiga e dizer que vai embora, a deixando sozinha, com direito até a rasgar a Maria Balinha, a boneca que dividiu a infância das duas.
Furiosa, Flora colocará a grande amiga sob a mira de uma arma e avisará que vai atirar. A protagonista de A Favorita mandará ela atirar porque quer se livrar daquele fardo e nesse momento a arma disparará, com ela caindo no chão.
Em choque, Flora pensará que Donatela vai morrer e confessará todos os crimes, afirmando que fez o que fez por amá-la como uma irmã e sem imaginar que o local está cheio de testemunhas e que tudo foi um plano, onde ela acabará finalmente sendo presa.
REVANCHE?
Desmascarada por Donatela na frente de todos, Flora estará a caminho da cadeia para a felicidade dos personagens da novela, mas vai conseguir escapar com sede de vingança em A Favorita.
Flora aparecerá na lua de mel dos recém-casados, com o intuito de repetir o mesmo crime de 20 atrás. Ela matou o pai de Lara (Mariana Ximenes) na frente de Donatela.
Ao levantar pela manhã, o casal se surpreenderá com a mesa de café da manhã posta. Flora, então vai surgir sorridente, com uma bandeja de torradas e uma arma na mão para o pânico do casal de protagonistas de A Favorita.
“Bom dia, casal de pombinhos. Gostaram da surpresa?”, perguntará a vilã, que vai servi-los em um clima tenso. Donatela vai pedir para que Flora pare com isso e desapareça de vez, mas a ex-cantora responderá que não pode deixá-la sozinha, fazendo Zé Bob refém em meio a uma série de sacarmos e ironias sobre o casal.
ZÉ BOB MORRE?
Esse será o gancho do penúltimo capítulo dando a grande emoção para o episódio final de A Favorita, onde Zé Bob estará correndo risco de vida na novela da Globo.
Donatela ficará desesperada com a possibilidade de Flora matar o seu companheiro, assim como fez com o filho de Gonçalo (Mauro Mendonça). Em uma cena aterrorizante, o personagem de Carmo Dalla Vecchia estará sendo feito de refém.
“Três tiros eu dei no Marcelo, três tiros eu vou dar no Zé Bob: o último na cabeça”, disparará Flora, que jogará na cara de Donatela suas lamentações. Em seguida, o clima vai esquentar ainda mais com a chegada de Lara, Irene (Glória Menezes) e Silveirinha.
“Pronto, chegou a cavalaria!”, dirá Flora ‘possuído’, que vai ser impedida pela filha. Descontrolada com a situação, a personagem de Mariana Ximenes vai atirar contra a própria mãe. A vilã, entretanto, não morrerá, mas será encaminhada de volta ao presídio.
Já recuperado da bala e do susto que levou, Zé Bob vai aparecer na última cena da novela ao lado de Donatela. Ela o presenteará com um cachorro chamado Alcino, e os dois vão trocar juras e mais juras de amor na cama em A Favorita, tendo o melhor desfecho após tanto sofrimento.
FIM TRÁGICO DE DEDINA
Outra bomba que marcará os momentos decisivos de A Favorita, fora do eixo central da história, será o desfecho de Dedina (Helena Ranaldi). Diagnosticada com uma grave doença, a ex-primeira-dama de Triunfo morrerá em uma cama de hospital.
Antes de morrer, a personagem de Helena Ranaldi, completamente fragilizada, conseguirá fazer as pazes com Elias (Leonardo Medeiros) e pedirá para Damião (Malvino Salvador) retomar a amizade com seu ex-companheiro.
O filho de Arlete (Angela Vieira) ficará comovido, mas ao mesmo tempo em paz consigo mesmo, e acompanhará o cortejo da ex-amante mesmo contra a vontade de Greice (Roberta Gualda) em A Favorita.