Desde que chegou ao Brasil, no início dos anos 2000, o gênero reality show de confinamento sempre levantou dúvidas sobre manipulação. Em alguns casos, exageradas teorias da conspiração, em outros com uma certa dose de verdade, mas nunca vimos algo tão escancarado como nos programas da Record esse ano.
Na quarta edição do Power Couple, a direção mudou, sem nenhum aviso prévio, as regras para definir os finalistas. Até o ano passado, os últimos três casais da competição se enfrentavam numa prova final, onde somente os dois melhores iriam para o voto popular que escolhia os campeões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste ano, numa manobra para entregar o menor prêmio acumulado, a emissora mudou todas as regras preestabelecidas favorecendo o casal Nicole e Bimbi, os piores de provas, levando-os até a final e ao prêmio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso mais recente aconteceu em A Fazenda. O casal formado por Lucas e Hariany sem dúvidas foram os destaques desse ano e juntos levantaram uma torcida poderosa que estragaram o reality ao eliminarem, sem piedade, competidores que teriam rendido muito mais conteúdo do que o eterno vai e vem do casal. Por um descuido da direção, que induziu Sabrina ao erro, lhe dando certa vantagem, a emissora resolveu cancelar a roça.
Seria uma atitude muito nobre da emissora se tivesse tomado a mesma decisão nas incontáveis vezes que aconteceram erros, nesta ou em outras edições. Essa mudança prejudicou Sabrina, Diego e Rodrigo e favoreceu o casal que, juntos, acabaram de chegar à final, quando um deles deveria ter sido eliminado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como se não bastasse toda falcatrua para levar quem eles querem ao prêmio, a emissora também demitiu a Web TV Brasileira, youtubers que participavam das lives, depois de criticarem a emissora e usarem nariz de palhaço, se referindo a forma como tratam o público.
Por que mudar a regra sem justificativa? Por que fechar os olhos para tantos erros? Por que admitir apenas quando é para proteger determinados participantes? Por que esconder a porcentagem dos votos? Por que demitir alguém que era pra ser “a voz do público”? Tudo pela audiência ou protecionismo? Seria esse o fim de A Fazenda ou o fim da direção? Muita coisa precisa mudar se quiserem uma próxima temporada. Pobre Mion que se torna uma marionete de um programa sem rumo, ou melhor, com rumo certo, rumo este que não é o público que decide.
Por: Mauricio Freitas
Contato: mauriciotvfoco@gmail.com
As opiniões aqui retratadas não refletem o posicionamento do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador!
Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe.