Vivo compra grande operadora e ultrapassa a TIM com decreto da ANATEL
Operadora muito popular de 2,5 milhões de clientes faz fusão gigantesca com compra bilionária da Vivo após anos de ascensão no mercado telefônico brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, estamos falando da Global Village Telecom, conhecida como operadora GVT, que foi uma empresa de telecomunicações brasileira presente no mercado desde 2000.
Ela oferecia telefonia fixa e de longa distância nas modalidades residencial, empresarial e Banda Larga, foi a primeira operadora a ingressar no Novo Mercado da B3.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o G1, em 2009, 85% das ações da companhia foram compradas pelo grupo de mídia francês Vivendi.
Os 15% restantes eram controlados por pequenos investidores até 2010, quando a Vivendi adquiriu a fatia que faltava.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, apenas 4 anos depois, o grupo francês anunciou que o conselho da empresa autorizou a venda da filial brasileira GVT para a espanhola Telefónica.
Conforme apurado pelo portal G1, o valor total da operação era de aproximadamente 7,2 bilhões de euros, ou seja, 22 bilhões de reais, na época.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No fechamento da operação, o grupo espanhol passou a controlar 92,5% da empresa resultante da integração da Telefónica Brasil com a GVT, enquanto cerca de 7,5% ficou nas mãos da Vivendi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, em 2015, após a ANATEL aprovar a compra pela Vivo, a marca GVT deixou de existir em abril do ano seguinte.
Com isso, a Vivo se tornou a nova proprietária de serviços de internet, TV e telefonai da empresa, ultrapassando até mesmo sua rival TIM.
Vale ressaltar que a GVT contava com mais de 10,4 milhões de lares em 21 estados brasileiros e mais de 2,5 milhões de clientes de banda larga.
A novidade gerou, inclusive, reação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor que questionaram a criação de novas franquias de dados em planos de banda larga fixa.
Qual é a maior operadora do Brasil?
Segundo a Anatel, a Vivo é a operadora com maior com quantidade de assinantes dos serviços de telecomunicações. Em segundo lugar, vem a Claro e, em terceiro, a TIM.