PODEROSA!
Mais de R$300 milhões: A gigante dos esportes que você ama, comprada pela Magalu por fortuna
Varejista gigantesca do segmento dos esportes, amada por milhares de consumidores brasileiros, hoje faz parte do portfólio da poderosa Magalu e você vai cair para trás quando souber …
E a Magazine Luiza (Magalu), um dos nossos nomes mais relevantes do varejo brasileiro, ainda no ano de 2019, anunciou a compra de uma gigante em artigos esportivos por uma verdadeira fortuna e notícia deixou o mercado de queixo caído.
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Segundo o portal Fashion Network, a transação que ocorreu exatamente no dia 29 de abril daquele ano, fez com que a queridinha trouxesse para o seu portfólio a loja Netshoes Ltda, uma loja do e-commerce que possuí uma variedades de opções de vestuário e calçados com foco em atividades esportivas, conforme mencionamos acima.
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A compra custou aos cofres da Magalu um valor de 62 milhões de dólares (o que equivale a um pouco mais de R$300 milhões por aqui), 2 dólares por ação da Netshoes. Vale destacar que ainda no início de abril daquele, a varejista brasileira rival B2W também estava considerando a aquisição da Netshoes.
Ainda em agosto do ano de 2018, a Reuters informou que a Netshoes havia contratado a Goldman Sachs para buscar um investidor para injetar dinheiro na empresa e reestruturar uma dívida que possuía na época.
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Mais sobre a transação
Em meio a um comunicado, a Magazine Luiza informou que os acionistas seriam pagos em dinheiro. A aquisição estava em pleno acordo com seus esforços em aumentar sua presença no e-commerce brasileiro, cujo qual na época já estava crescendo e cada vez mais competitivo.
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Ainda mais com os avanços da Amazon, que acelerava as suas operações na maior economia da América Latina, apenas 7 anos depois de entrar no mercado:
“A Magazine Luiza poderia usar a oportunidade da aquisição da Netshoes para começar a vender roupas e calçados para competir com a Amazon.com no Brasil” – Avaliaram analistas do Banco Brasil Plural
Ainda no dia 29 de abril de 2019, a Netshoes também anunciou a venda de sua subsidiária na Argentina para a BT8 por um valor que não foi revelado.
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Um novo horizonte
De acordo com o Seu Dinheiro, cerca de 10 meses depois, as empresas passaram a funcionar com uma estrutura de back office, co um departamentos de suporte praticamente integrado e a Netshoes passou a contar com 17 centros de distribuição pelo país.
A robustez do Magalu foi decisiva para superar as despesas e melhorar as perspectivas. Foi o que permitiu, inclusive, que a companhia lançasse o “Retire na loja” no fim de 2018.
O Magazine Luiza que já possuía 1,1 mil lojas se colocou à disposição para a Netshoes implementar a retirada de produto diretamente no estabelecimento.
Como muitos que acompanham a história da Magalu sabem, o e-commerce da varejista cresceu exponencialmente, ainda mais após a consolidação da Netshoes, cuja qual engloba as marcas Zattini e Shoestock.
No primeiro trimestre daquele ano de 2019, embora a empresa tenha registrado prejuízo, houve expansão de 72,6% das operações de e-commerce, na comparação anual. Em maio daquele ano, as vendas digitais aumentaram 203%.
Fora isso, a negociação em torno da Netshoes envolveu um terceiro nome: o Grupo SBF, dono da Centauro, vista como uma das suas principais rivais. A empresa fez uma oferta hostil o que obrigou a Magazine Luiza a aumentar o valor da proposta para as ações da companhia.
Ainda de acordo com o Seu Dinheiro, a Centauro fez a última oferta, de US$ 4,10 por ação, mas a negociação com a Magalu já tinha até aprovação do Cade. Fazendo com que empresa optasse pela oferta mais baixa diante da necessidade de ter um caixa imediato.
Nos meses seguintes, a Centauro revidou ao fechar uma parceria com a B2W para a venda de artigos esportivos e, ainda em 2019, a companhia comprou a Nike do Brasil por R$ 900 milhões.
Porém, esse movimento não foi visto como uma ameaça imediata a Netshoes na época. Enquanto os papéis da Netshoes deixaram de ser negociados na Bolsa de Nova York, as ações do Magalu subiram mais de 170% na B3 em 12 meses.
Os ativos já estavam em um dos ralis mais emblemáticos dos últimos tempos no Brasil.
Quais foram os avanços que a Magalu conseguiu após a compra da Netshoes?
Segundo o portal Terra, com a compra da Netshoes, a Magazine Luiza (Magalu) tornou-se líder no varejo online de roupas, calçados e artigos esportivos, agregando 250.000 itens ao seu portfólio, além das marcas mencionadas acima: Zattini, Shoestock e Free Lace.
Sua base de consumidores saltou para 25 milhões, um incremento de mais de 7 milhões de clientes. Isso sem falar no faturamento no e-commerce somado ao faturamento do grupo Netshoes (cerca de R$1,9 bilhões só em 2017) o que matematicamente colocou a Magali entre as maiores do setor de e-commerce do Brasil.
A Netshoes, que havia amargado um prejuízo de mais de R$90 milhões em 2018, passou a contar com toda a estrutura multicanal da Magazine Luiza (loja online, marketplace, lojas físicas), e seus produtos passaram a ser vendidos por canais digitais e entregues diretamente ao cliente em qualquer uma das suas lojas físicas espalhadas por 17 estados do Brasil.
Potencialmente, esta nova estrutura de canais de venda reverteu o quadro de prejuízo neste negócio e como mencionamos acima, a Magazine Luiza tornou-se líder em volumes de pedidos.
Com o aumento da base de consumidores para 25 milhões de clientes, o Magazine Luiza passa a se relacionar com aproximadamente 42% dos e-consumidores no Brasil;
Este aumento da base de clientes certamente potencializou o share da Magazine Luiza nas categorias core da empresa que, por um “acaso”, são as cinco maiores categorias do e-commerce no Brasil em faturamento (Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares, Casa e Decoração, Informática, Eletrônicos);
Este tipo de estratégia inteligente adotada por Frederico Trajano, CEO da Magazine Luiza desde janeiro de 2016, explica como as ações da companhia valorizaram mais de 10.900% (isso mesmo, mais de 10.900%).
Quando Frederico assumiu a presidência da companhia, as ações do grupo varejista (MGLU3) valiam apenas R$1,80. Apenas três anos depois, a mesma ação vale a bagatela de R$ 211,57, o que é visto com extrema notoriedade.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.