Restaurante famoso e amado de um dos principais shoppings do Rio de Janeiro, acabou interditado pela ANVISA após situação exposta de falta de higiene, ambiente insalubre e comida imprópria
Como até já dissemos em matérias anteriores, o mercado gastronômico no Brasil está sempre em constante movimento, proporcionando oportunidades de negócios e empregos, o que alavanca a nossa economia de forma exponencial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas para nível de conhecimento, segundo informações coletadas pelo SEBRAE, a alimentação fora de casa, o que inclui esses mesmos bares e restaurantes, representa cerca de 33% dos gastos com alimentos e bebidas, o que leva todo setor de food service a movimentar cerca de R$300 bilhões ao ano.
Diante dessa importância e a constância da movimentação diária de consumidores, não é de se admirar que esse tipo de estabelecimento seja alvo de uma intervenção da ANVISA e da própria Vigilância Sanitária quando preciso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, nem mesmos os estabelecimentos mais tradicionais estão livres de serem autuados. No dia 07 de dezembro do último ano de 2023, uma unidade do tradicional restaurante Parmê, reconhecido como um dos pontos mais queridinhos dos shoppings, teve uma de suas unidades atingidas pela autarquia.
Cenário de horror
A unidade em questão fica localizada no Norte Shopping, no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro e chegou a ser lacrado durante uma fiscalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal CNN, os agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor e da Vigilância Sanitária encontraram cerca de 100 quilos de alimentos podres e impróprios para consumo. Entre eles estavam selecionados:
- Frios e embutidos;
- Molhos;
- Carnes;
- Linguiça;
- Camarão
Como todos eles estavam sendo mantidos fora de temperatura adequada e sem proteção, foram devidamente descartados no lixo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo os relatos da Polícia Civil, durante a inspeção, foi comprovado que a manipulação e produção dos alimentos eram precárias. Fora as condições de higiene do estabelecimento que eram bem insatisfatórias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados da Vigilância Sanitária, havia acúmulo de água suja, pisos sujos, presença de baratas , ratos e equipamentos completamente engordurados; Veja o vídeo abaixo:
Como terminou o caso escandaloso do Parmê do Norte Shopping ?
Ainda de acordo com CNN, o gerente do restaurante chegou a ser preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo, para quem não sabe, a pena nesse caso varia de 2 a 5 anos de prisão.
A fiscalização foi motivada por informações recebidas por meio do Disque Denúncia, que davam conta de que o estabelecimento mantinha uma rotina de manipulação e armazenamento de alimentos sem condições mínimas de higiene.
De acordo com o G1, que foi atrás de uma declaração do restaurante, o mesmo optou em NÃO se pronunciar a respeito do assunto.
Segundo o UOL, os mesmos também tentaram entrar em contato na época com a rede de restaurantes Parmê, mas também não obteve retorno. Vale destacar que o espaço segue aberto para que a rede posa se manifestar e expor a sua versão dos fatos
Por outro lado, o Norte Shopping informou por meio de uma nota que colaborou com a operação da ANVISA e aguardou pela adequação do estabelecimento para que voltasse a funcionar.
Importância do Restaurante Parmê:
A história da Parmê iniciou ainda no ano de 1972, no bairro de Vila Isabel, como um lugar bem simples, e tendo apenas 5 funcionários.
No entanto, as massas e pizzas do restaurante rapidamente se tornaram um sucesso na redondeza, acrescido do bom atendimento, o que contribuiu para sua expansão.
A empresa sempre prezou pelo que há de melhor para os clientes, aprimorando e buscando manter a qualidade de seus produtos e atendimento.