A Agência Nacional de Vigilância Sanitária agiu com urgência para fazer interdição às pressas contra gigante dos frios em São Paulo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mais conhecida como Anvisa, é a responsável por criar e defender as leis com respeito aos estabelecimentos comerciais do Brasil.
Ou seja, quando uma empresa vende, fabrica, comercializa ou produz um produto que não segue as normas de vigilância da Anvisa, ela é multada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E foi isso que aconteceu com uma das mais tradicionais empresas de frios de São Paulo, que sofreu uma intervenção da Anvisa após a constatação de vendas de produtos vencidos.
Segundo o G1, no dia 2 de fevereiro deste ano, uma casa de frios foi interditada pela Vigilância Sanitária no Jardim Nova São Carlos, em São Carlos (SP).
Segundo nota publicada pela empresa e divulgada pelo G1, os produtos encontrados já estavam separados para serem descartados e que, mesmo demonstrando que os produtos não estavam à venda, a loja foi fechada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estabelecimento fica na Avenida Germano Fehr Filho e vende produtos como frios, embutidos e carnes e pães.
Segundo a Prefeitura de São Carlos, a fiscalização encontrou vários produtos fracionados fora da validade para consumo, como presunto, mussarela, calabresa e azeitona em duas fiscalizações realizadas no ano passado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto de 2023, após o recebimento de reclamação, uma equipe de fiscalização da Vigilância foi até o local e verificou irregularidades sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o órgão, as condições higiênicas nas áreas de armazenamento dos produtos e de estoque estavam precárias e foram identificados vários produtos armazenados de forma irregular e com a validade vencida.
A prefeitura informou ao G1 que no dia 6/2 que fiscais voltaram ao local e liberaram a reabertura, após cumprimento de exigências. A casa de frios reabriu no dia 7/2.
O QUE FAZ A ANVISA?
De acordo com a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética.