INTERDITADO
Infestado por ratos e baratas: A interdição às pressas da Vigilância Sanitária fechando restaurante amado
03/03/2024 às 23h10
A interdição da Vigilância Sanitária contra restaurantes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é a responsável pela segurança de tudo que é consumido no país, o órgão sempre interrompe empresas que descumpram as exigências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de atuar no modelo nacional, ainda há a Vigilância Sanitária de cada cidade e ambas respondem a Anvisa. E um desses órgãos municipais, foi a grande responsável por barrar um famoso restaurante.
Conforme informações do site oficial da Prefeitura de Maceió, a Vigilância Sanitária da cidade interditou no dia 16 de novembro de 2023, uma lanchonete que apresentava precárias condições de higiene na oferta de alimentos à população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação foi descoberta após uma fiscalização de rotina encontrar um ambiente insalubre, com a presença de ratos e baratas e alimentos com o prazo de validade expirado. Airton Santos, chefe da Visa Maceió, foi o responsável por expor a situação do estabelecimento na inspeção.
“O estabelecimento estava em total desacordo com a legislação sanitária em vários aspectos. Como se não bastasse a quantidade de produtos estragados encontrados, havia a circulação de animais (cachorro e pássaro) na área de manipulação de alimentos e um recipiente com veneno para roedores exposto também próximo a eles. Um verdadeiro desrespeito com o consumidor”, expôs ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ainda foi divulgado que o estabelecimento possuía ainda equipamentos e utensílios fora dos padrões sanitários, apresentava mofo nas paredes e teto, e refrigeração e armazenamento inadequados. A lanchonete foi autuada e deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 38 mil.
O QUE ACONTECE COM O ESTABELECIMENTO BARRADO?
A Visa Maceió oferece um prazo para o estabelecimento se adequar as exigências do órgão e faz uma nova inspeção. Se constatar que está tudo dentro dos conformes, é liberado para funcionamento, caso contrário, precisa novamente fazer o que exige o órgão.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]