Após uma sequência de visitas, a Vigilância Sanitária interditou restante por encontrar mais de 60 baratas
A interdição às pressas de um restaurante popular pela Vigilância Sanitária destacou um grave problema de saúde pública: a infestação de baratas e a consequente nojeira no estabelecimento.
A medida emergencial evidenciou a importância da manutenção de padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar, especialmente em locais de grande circulação e consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um restaurante de comida chinesa chamado “China Express”, localizado em Kansas City, nos Estados Unidos, foi fechado temporariamente após inspetores de saúde encontrarem 60 baratas dentro de um micro-ondas na cozinha.
O Departamento de Agricultura do Kansas realizou duas inspeções no final de outubro e início de novembro, onde foi descoberta uma infestação de baratas.
Durante uma inspeção no dia 29 de outubro de 2019, os inspetores encontraram cinco baratas vivas nos locais de armazenamento dos pratos e 30 baratas vivas na área da cozinha, incluindo paredes e equipamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o UOL, e infestação estava espalhada por todo o restaurante. Baratas foram encontradas em buracos no teto e na parede, atrás da mesa de vapor e próximo ao refrigerador.
Uma nova inspeção foi realizada no dia seguinte para verificar a possibilidade de reabertura, mas os inspetores encontraram cerca de uma dúzia de baratas vivas, apesar de o gerente ter apresentado uma nota confirmando a realização de uma desinfestação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
60 baratas
Em 1º de novembro do mesmo ano, outra inspeção foi realizada e mais 60 baratas vivas foram encontradas dentro do micro-ondas do restaurante. Os inspetores removeram o micro-ondas e contrataram um serviço de controle de pragas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o UOL, apesar disso, o restaurante foi reaberto dois dias depois e passou por uma nova inspeção.
Segundo o site de pedidos e entrega de comedas Yelp, o restaurante segue funcionando. Também não foi encontrado nenhuma nota do “China Express” sobre o ocorrido.
Para que serve a Vigilância Sanitária?
A Vigilância Sanitária é responsável por proteger a saúde da população, garantindo que produtos, serviços e ambientes estejam em conformidade com normas de segurança e higiene.
Ela realiza inspeções, fiscaliza estabelecimentos, controla a qualidade de alimentos, medicamentos e cosméticos, além de monitorar surtos de doenças e orientar a população sobre práticas de saúde.