Agência Nacional de Vigilância Sanitária crava adeus a 2 gigantes alimentícios em São Paulo
A Anvisa precisou agir rápido e as pressas para conseguir fazer a interdição urgente de dois estabelecimentos gigantes em São Paulo;
Primeiro, de acordo com o portal da prefeitura de Guraulhos, Procon Guarulhos multou e interditou por 30 dias o açougue Ki-Boiada em 2023, localizado no bairro do Pimentas, pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos, sem identificação e acondicionados de forma imprópria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os agentes fiscais do órgão estiveram no local e constataram que os refrigeradores não gelavam adequadamente e acumulavam água em excesso.
As câmeras frias estavam desligadas com carne em seu interior e os balcões, enferrujados. Além disso, foram encontradas fezes de roedores na câmara fria, bem como um rato vivo.
Um consumidor do bairro procurou os fiscais para reclamar de carne moída estragada. A equipe do Procon constatou que a mercadoria estava imprópria devido ao mau cheiro, interveio e o valor pago pelo produto foi devolvido ao consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante das irregularidades encontradas e do crime contra a saúde pública, o Procon Guarulhos interditou o estabelecimento por 30 dias, conforme o art. 56, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para que a empresa cumpra as normas legais. A abertura do estabelecimento será autorizada somente após nova vistoria.
A polícia e a perícia das vigilâncias sanitárias de Guarulhos e de São Paulo foram acionadas e conduziram o supervisor das 12 unidades da rede Ki-Boiada à delegacia. A sanção contra a empresa poderá chegar a até R$ 11 milhões, de acordo com o seu faturamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O açougue Ki-Boiada já é conhecido no Procon pela prática contra saúde pública em razão da venda de carne imprópria para o consumo, expor carne moída em um bandejão para venda, apresentar produtos vencidos, sem a identificação do fabricante, e pela falta de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estabelecimento é reincidente pelas condutas irregulares e já havia sido autuado duas vezes pelos mesmos motivos.
O açougue não se pronunciou.
Já a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), interditou esse ano um estabelecimento comercial com atividade de restaurante, na região central da cidade.
O local foi interditado por funcionar com estrutura inadequada. O estabelecimento permanecerá fechado até a adequação necessária e a devida regularização.
QUAL A FUNÇÃO DA ANVISA?
tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos